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dc.contributor.advisorMello, Pedro Barbosapt_BR
dc.contributor.authorWildner, Fabiano Disconzipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-29T02:35:10Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198596pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre os efeitos da variação do ponto de ignição sobre a curva de pressão dentro da câmara de combustão de um motor para testes de combustíveis padrão ASTM CFR (Cooperative Fuel Research) ciclo Otto para diversos combustíveis. Utilizou-se para padronização do ensaio as condições especificadas pela norma ASTM D357, com exceção do con- trole de umidade do ar e da temperatura da mistura ar/combustível, para determinação do número de octanas de combustíveis com valor igual ou inferior a 100 octanas pelo método Motor. Obteve-se uma curva padrão, com base no índice de detonação estabelecido pela norma aci- ma citada e três outras variando-se apenas o ponto de ignição para 10°, 20° e 30° antes do ponto morto superior. As curvas obtidas são confrontadas tanto com a curva padrão do próprio combustí- vel quanto as dos demais com relação a eficiência mecânica.pt_BR
dc.description.abstractExperimental research on ignition point and pressure changes to different kind of fuel. This paper is regarding the effects of the ignition point changes, concerning a pressure curve obteined in- side a combustion chamber, on a standard fuel engine, ASTM CFR (Cooperative Fuel Research) Otto cycle, making use of ten different kind of fuel .Eight different kinds of fuel were tested, eight liquid with octane MON ranging from 77 to 100, and a gas with octane ROM of 113. A standard curve could be get based on the detonation point settled by the norm, changing the ignition point to 10o, 20o and 30o before the dead upper point. The curves may be compared with the standard and one by one, reflecting the engine mechanical efficiency.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMotor de combustão internapt_BR
dc.titleEstudo experimental do ponto de ignição e da variação de pressão para diferentes combustíveispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000379055pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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