Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDebus, Adriano Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorDurão, Zeli da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-29T02:35:04Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198578pt_BR
dc.description.abstractCom esta pesquisa pretende-se verificar as possibilidades de inclusão do uso de smartphones, nas aulas de matemática, no ensino fundamental. O tema abordado foi: Smartphones - Instrumentos de apoio ao ensino de matemática no Ensino Fundamental. O problema investigado: Como um aparelho de smartphone pode colaborar com a aprendizagem dos conteúdos de matemática? Tem como objetivo geral, verificar os benefícios da utilização de smartphones na aprendizagem dos conteúdos de matemática. A Metodologia deste trabalho refere-se a pesquisa qualitativa e descritiva, às entrevistas dos alunos dos anos finais do ensino fundamental sobre a disponibilidades de aquisição de smartphone e relevância do uso e a sugestão do uso do aplicativo GeoGebra. Ao final desta pesquisa pretende-se mostrar o papel do smartphone como aliado ao pensamento digital do aluno, se pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem, possibilitando aproximação entre as tecnologias digitais e as atividades de matemática e excitar o interesse e a curiosidades dos educandos, melhorando a aprendizagem e não apenas como um veículo de comunicação. Este trabalho mostra que há maior envolvimento nas aulas, quando se usa instrumentos tecnológicos, para desenvolver o raciocínio lógico dos educandos.pt_BR
dc.description.abstractThrough this research, it intends to verify the possibilities of inclusion of the use of smartphones, in math classes, in elementary school. The theme addressed was: Smartphones - Instruments to support mathematics teaching in Elementary School. The problem investigated: How a smartphone device can contribute to the learning of math contents. Its general objective is: To verify the benefits of using smartphones in learning math contents. The Methodology of this work refers to the research qualitative and descriptive, the interviews of the students, final years of elementary school, about the availability of smartphone acquisition and relevance of the use, the suggestion using GeoGebra application. At the end of this research, it intends to show the smartphone’s role as an ally to the digital thinking of the students, if it can help the teaching-learning process, enabling the approximation between digital technologies and mathematical activities and excite the students’ interest and curiosities, improving learning not only as means ofcommunication. This does not show that can take advantage of the use of tools technological in math class, to develop the logical reasoning in the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSmartphoneen
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLogical reasoningen
dc.subjectMala diretapt_BR
dc.subjectProgrammingen
dc.subjectLearningen
dc.titleSmartphones : instrumentos de apoio ao ensino de matemática no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001099777pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples