"O que estas mulheres querem aqui?" : a escolha do curso normal enquanto estratégia
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de conclusão de licenciatura busca realizar uma reflexão sobre a escolha das mulheres estudantes na realização do Curso Normal. Partindo de uma introdução em que desenvolvo as motivações, prossigo à contextualização da instituição onde foi realizada a pesquisa. Após, traço um apanhado estatístico sobre a situação das mulheres no Brasil, assim como a necessidade de utilizar gênero e raça enquanto categorias de análise. Posteriormente, desenvolvo questões sobre a atividade docente e ...
Este trabalho de conclusão de licenciatura busca realizar uma reflexão sobre a escolha das mulheres estudantes na realização do Curso Normal. Partindo de uma introdução em que desenvolvo as motivações, prossigo à contextualização da instituição onde foi realizada a pesquisa. Após, traço um apanhado estatístico sobre a situação das mulheres no Brasil, assim como a necessidade de utilizar gênero e raça enquanto categorias de análise. Posteriormente, desenvolvo questões sobre a atividade docente e as mulheres, pensando nos fatos históricos que envolvem a participação das mulheres nas atividades de ensino. Sigo na escolha de codinomes para as entrevistadas e, em seguida, apresento as estudantes e suas falas, que serão analisadas a partir de uma perspectiva do cuidado enquanto uma ação estratégica. Por fim, realizo algumas considerações finais que envolvem o processo do desenvolvimento da pesquisa, as hipóteses iniciais, a participação das estudantes entre o falar e o calar, assim como reflexões em torno de um ensino de sociologia que dialogue com as necessidades das educandas e com os conhecimentos que elas possuem, com a sabedoria popular. ...
Abstract
This monography seeks to reflect on the choice of female students in the realization of the Normal Course. Starting from an introduction in which I develop the motivations, I proceed to the contextualization of the institution where the research was carried out. Afterwards, I draw a statistical survey of the situation of women in Brazil, as well as the need to use gender and race as categories of analysis. Subsequently, I develop questions about teaching activity and women, thinking about the h ...
This monography seeks to reflect on the choice of female students in the realization of the Normal Course. Starting from an introduction in which I develop the motivations, I proceed to the contextualization of the institution where the research was carried out. Afterwards, I draw a statistical survey of the situation of women in Brazil, as well as the need to use gender and race as categories of analysis. Subsequently, I develop questions about teaching activity and women, thinking about the historical facts that involve the participation of women in teaching activities. I keep on the choosing of codenames for the interviewees and then introduce the students and their speeches, which will be analyzed from a perspective of care as a strategic action. Finally, I make some final considerations that involve the process of research development, the initial hypotheses, the students' participation between the speaking and the silence, as well as reflections about a teaching of Sociology that talks to the needs of the students and with the knowledge they possess, with the popular knowledge. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License