Separação de resíduos e horta como ferramentas de transformação do espaço escolar
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Separación de residuos y huerta como herramientas de transformación del espacio escolar
Waste separation and school garden as school transformation tools
Assunto
Resumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre, RS. O trabalho teve como objetivo sensibilizar o olhar dos/as alunos/as com a transformação de parte do ambiente escolar em um lugar mais aconchegante por meio da elaboração de uma horta e com a separação dos resíduos sólidos da escola, tendo o campo da Educação Ambiental como alicerce das práticas e das análises. As falas dos/as estudantes ...
O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre, RS. O trabalho teve como objetivo sensibilizar o olhar dos/as alunos/as com a transformação de parte do ambiente escolar em um lugar mais aconchegante por meio da elaboração de uma horta e com a separação dos resíduos sólidos da escola, tendo o campo da Educação Ambiental como alicerce das práticas e das análises. As falas dos/as estudantes foram registradas e problematizadas, possibilitando compreender se estabelecem relações com as temáticas trabalhadas em sala de aula e quais são suas preconcepções sobre os resíduos sólidos, sobre a ciclagem de nutrientes, sobre os vegetais e sobre sua própria alimentação. Os dados mostram a necessidade de práticas mais interdisciplinares e contínuas. ...
Resumen
El presente artículo presenta una investigación cualitativa, realizada con estudiantes de la Primaria de una escuela de la red pública estatal de Porto Alegre, RS. El trabajo tuvo como objetivo sensibilizar la mirada de los alumnos con la transformación de parte del ambiente escolar en un lugar más acogedor por medio de la elaboración de una huerta y con la separación de los residuos sólidos de la escuela, teniendo el campo de la Educación Ambiental como base de las prácticas y de los análisis. ...
El presente artículo presenta una investigación cualitativa, realizada con estudiantes de la Primaria de una escuela de la red pública estatal de Porto Alegre, RS. El trabajo tuvo como objetivo sensibilizar la mirada de los alumnos con la transformación de parte del ambiente escolar en un lugar más acogedor por medio de la elaboración de una huerta y con la separación de los residuos sólidos de la escuela, teniendo el campo de la Educación Ambiental como base de las prácticas y de los análisis. Las palabras de los estudiantes fueron registradas y problemáticas, posibilitando comprender si establecen relaciones con las temáticas trabajadas en el aula y cuáles son sus preconcepciones sobre los residuos sólidos, sobre el ciclo de nutrientes, sobre los vegetales y sobre su propia alimentación. Los datos muestran la necesidad de prácticas más interdisciplinarias y continuas. ...
Abstract
The following article presents a qualitative research carried out with elementary students of a state public school in Porto Alegre, RS. The objective of the work was to raise students' awareness with the transformation of part of the school environment in a cozier place through the development of a garden and with the separation of the school solid waste, taking the field of Environmental Education as foundation for the practices and analyzes. The students' speeches were recorded and problemat ...
The following article presents a qualitative research carried out with elementary students of a state public school in Porto Alegre, RS. The objective of the work was to raise students' awareness with the transformation of part of the school environment in a cozier place through the development of a garden and with the separation of the school solid waste, taking the field of Environmental Education as foundation for the practices and analyzes. The students' speeches were recorded and problematized, making it possible to understand if they establish links with the topics studied in the classroom and what are their preconceptions about solid waste, nutrient cycling, vegetables and their own alimentation. The data shows the need for more interdisciplinary and continuous practices. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1419)
Este item está licenciado na Creative Commons License
