Horta escolar agroecológica : um cenário instigante para ensinar Ciências?
dc.contributor.advisor | Junqueira, Heloisa | pt_BR |
dc.contributor.author | Schroeder, Jessica Silveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T02:32:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/198229 | pt_BR |
dc.description.abstract | No atual ensino de Ciências, evidenciam-se metodologias de ensino-aprendizagem que, ao longo do tempo, não têm contribuído na formação de estudantes ativos, autônomos e alegres, na construção dos seus saberes. Além disso, explicitam-se os princípios teórico-práticos relativos à concepção antropocêntrico-utilitarista de ciência, muito presente no currículo escolar. Um currículo composto por conteúdos descontextualizados e fragmentados, em que o saber científico, o saber escolar e o saber do cotidiano se relacionam muito pouco. Sendo assim, pode-se dizer que um ensino de Ciências pautado por princípios e métodos passivos e transmissivos, além da ausência das histórias de vida dos estudantes nos planejamentos, diminui em muito as chances de os sujeitos construírem sua própria visão sistêmica dos ecossistemas atuais e da vida como um todo, assim como a constituição de condutas mais humanas. Com isso, um dos caminhos alternativos a esse ensino é a construção de metodologias de integração entre pressupostos teóricos e práticas, capazes de dinamizar a aprendizagem no sentido de torná-la mais significativa, como por exemplo, a modalidade de ensino denominada Oficina. Numa oficina, ocorrem apropriação, construção e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva. É uma metodologia que possibilita aos alunos criar aprendizagens mais relacionais, pois valoriza e oportuniza a construção de conhecimento, através da participação ativa e questionadora, baseada em situações do cotidiano dos estudantes, abrindo outras possibilidades quanto à troca de relações, entre professores e alunos. Nesta pesquisa, objetivou-se investigar e analisar o valor pedagógico das Oficinas realizadas no Projeto Horta Escolar Agroecológica através do PIBID, com uma turma de 5° ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Balduíno Rambo e seus efeitos construtivos nas aprendizagens do(a)s aluno(a)s. Para isso, e em coerência ao objeto desta investigação, optou-se por uma pesquisa qualitativa, com o suporte procedimental da análise de conteúdo categorial. Os resultados obtidos mostraram que ensinar com a modalidade Oficina, através de uma horta escolar agroecológica, gerou um cenário instigante ao ensino de Ciências, promovendo: exploração de outros espaços da e na escola, aproximando os alunos ao objeto de estudo; ações em que os estudantes se expressavam de forma mais ativa e autônoma, interagindo com todos os envolvidos; observação e interações dos alunos com os conteúdos, seus sentidos, seus colegas e professores e com suas perguntas contextualizadas; e um ambiente com atividades lúdicas para os aprendizados e convivências, em que cada criança podia se expressar solidariamente e com alegria. Assim, pode-se afirmar que as oficinas investigadas e analisadas revelaram o seu genuíno valor pedagógico para ensinar Ciências, pois emoções, sentimentos, pensamentos e ação estiveram em constante relação, ao longo do processo de trabalho. Nesse sentido, são situações de ensino-aprendizagem instigantes e facilitadoras dos processos afetivos e cognitivos dos estudantes, em que as possibilidades em perceber e interagir com o mundo ao nosso redor, aumentam significativamente, viabilizando a busca por uma sociedade ecologicamente mais equilibrada. Embora, com esta pesquisa, não se possa afirmar que promoveu mudanças de valores nos estudantes em relação à natureza, foi perceptível a vontade dos alunos em aprender e, também, as suas alterações de conduta como humanos em relação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Horta escolar | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.title | Horta escolar agroecológica : um cenário instigante para ensinar Ciências? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001097412 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License