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dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorSchroeder, Jessica Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-22T02:32:00Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198229pt_BR
dc.description.abstractNo atual ensino de Ciências, evidenciam-se metodologias de ensino-aprendizagem que, ao longo do tempo, não têm contribuído na formação de estudantes ativos, autônomos e alegres, na construção dos seus saberes. Além disso, explicitam-se os princípios teórico-práticos relativos à concepção antropocêntrico-utilitarista de ciência, muito presente no currículo escolar. Um currículo composto por conteúdos descontextualizados e fragmentados, em que o saber científico, o saber escolar e o saber do cotidiano se relacionam muito pouco. Sendo assim, pode-se dizer que um ensino de Ciências pautado por princípios e métodos passivos e transmissivos, além da ausência das histórias de vida dos estudantes nos planejamentos, diminui em muito as chances de os sujeitos construírem sua própria visão sistêmica dos ecossistemas atuais e da vida como um todo, assim como a constituição de condutas mais humanas. Com isso, um dos caminhos alternativos a esse ensino é a construção de metodologias de integração entre pressupostos teóricos e práticas, capazes de dinamizar a aprendizagem no sentido de torná-la mais significativa, como por exemplo, a modalidade de ensino denominada Oficina. Numa oficina, ocorrem apropriação, construção e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva. É uma metodologia que possibilita aos alunos criar aprendizagens mais relacionais, pois valoriza e oportuniza a construção de conhecimento, através da participação ativa e questionadora, baseada em situações do cotidiano dos estudantes, abrindo outras possibilidades quanto à troca de relações, entre professores e alunos. Nesta pesquisa, objetivou-se investigar e analisar o valor pedagógico das Oficinas realizadas no Projeto Horta Escolar Agroecológica através do PIBID, com uma turma de 5° ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Balduíno Rambo e seus efeitos construtivos nas aprendizagens do(a)s aluno(a)s. Para isso, e em coerência ao objeto desta investigação, optou-se por uma pesquisa qualitativa, com o suporte procedimental da análise de conteúdo categorial. Os resultados obtidos mostraram que ensinar com a modalidade Oficina, através de uma horta escolar agroecológica, gerou um cenário instigante ao ensino de Ciências, promovendo: exploração de outros espaços da e na escola, aproximando os alunos ao objeto de estudo; ações em que os estudantes se expressavam de forma mais ativa e autônoma, interagindo com todos os envolvidos; observação e interações dos alunos com os conteúdos, seus sentidos, seus colegas e professores e com suas perguntas contextualizadas; e um ambiente com atividades lúdicas para os aprendizados e convivências, em que cada criança podia se expressar solidariamente e com alegria. Assim, pode-se afirmar que as oficinas investigadas e analisadas revelaram o seu genuíno valor pedagógico para ensinar Ciências, pois emoções, sentimentos, pensamentos e ação estiveram em constante relação, ao longo do processo de trabalho. Nesse sentido, são situações de ensino-aprendizagem instigantes e facilitadoras dos processos afetivos e cognitivos dos estudantes, em que as possibilidades em perceber e interagir com o mundo ao nosso redor, aumentam significativamente, viabilizando a busca por uma sociedade ecologicamente mais equilibrada. Embora, com esta pesquisa, não se possa afirmar que promoveu mudanças de valores nos estudantes em relação à natureza, foi perceptível a vontade dos alunos em aprender e, também, as suas alterações de conduta como humanos em relação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHorta escolarpt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.titleHorta escolar agroecológica : um cenário instigante para ensinar Ciências?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097412pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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