O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública de ensino em Porto Alegre, RS
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho busca analisar a forma como são ministradas (escolhidas) as temáticas ambientais, as circunstâncias sociais que levam os indivíduos (educadores) a apropriar-se do assunto e o porquê da ausência de temas ambientais importantes nas aulas de Ciências na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Porto Alegre. Para isso, tomou-se para a análise a prática docente de uma educadora de Ciências da EJA na Escola Mu ...
O presente trabalho busca analisar a forma como são ministradas (escolhidas) as temáticas ambientais, as circunstâncias sociais que levam os indivíduos (educadores) a apropriar-se do assunto e o porquê da ausência de temas ambientais importantes nas aulas de Ciências na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Porto Alegre. Para isso, tomou-se para a análise a prática docente de uma educadora de Ciências da EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF José Mariano Beck, localizada no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre – RS. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método qualitativo com a realização de observações das aulas, assim como uma entrevista com a educadora. O trabalho de pesquisa desenvolvido teve uma importância fundamental para a minha formação enquanto licencianda de Biologia. O contato com a realidade da Escola proporcionou o conhecimento das múltiplas realidades em que estão inseridas as instituições escolares, seus(suas) respectivos(as) profissionais e as(os) educandas(os). Entre as muitas aprendizagens proporcionadas durante os processos de prática de ensino e especialmente de observação para a realização do presente trabalho, a ação de considerar o público e seu entorno é absolutamente fundamental para o trabalho docente. Percebe-se que uma abordagem cidadã, no sentido de preocupar-se com a vida cotidiana e história da comunidade na qual estão inseridos esses(as) educandos(as) é mais importante do que, meramente, reproduzir um conteúdo formal para o público de estudantes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Biológicas (1203)
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