Feiras de ciências e currículo escolar: interdisciplinando conteúdos do cotidiano e articulando ações e práticas educativas
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso pretende conhecer aspossíveis articulações entre o currículo escolar e a Feira de Ciências da escola, analisandoas concepçõesdos docentes e discentes com relação à feira e contribuindo para reflexões acerca da importância da interdisciplinaridade nas instituições de ensino. O referencial teórico que orienta o estudo são as teorias de Jean Piaget e de David Ausubel. Sobre Feiras de Ciências, ensino, currículo e interdisciplinaridade, foram utilizados como refe ...
Este trabalho de conclusão de curso pretende conhecer aspossíveis articulações entre o currículo escolar e a Feira de Ciências da escola, analisandoas concepçõesdos docentes e discentes com relação à feira e contribuindo para reflexões acerca da importância da interdisciplinaridade nas instituições de ensino. O referencial teórico que orienta o estudo são as teorias de Jean Piaget e de David Ausubel. Sobre Feiras de Ciências, ensino, currículo e interdisciplinaridade, foram utilizados como referência os livros de Ronaldo Mancuso, Myriam Krasilchik, Olga Pombo e Ivani Fazenda. Procurei saber a opinião dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamentalsobre a maneira como vem sendo organizada a Feira de Ciências, a presença de práticas interdisciplinares e como eles gostariam que fosse o evento. Também procurei traçar o perfil dos professores e suas concepções sobre a importância de realizar a Feira de Ciências da escola. Para isso, utilizei como subsídio a pesquisa qualitativa e como metodologia empregada, a aplicação de questionários com perguntas abertas. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que os alunos desejam ter mais liberdade durante a escolha do assunto que será pesquisado para apresentar na feira, assim como também manifestaram a necessidade de ter aulas ao ar livre e saídas de campo. Por outro lado, os professores reconhecem a Feira de Ciências como uma ferramenta que propicia aos alunos o trabalho em equipe, a troca de saberes, entre outros aspectos positivos. No entanto, os professores relatam casos de sobrecarga de trabalho, falta de tempo para planejar suas aulas e insatisfação com a profissão. Ao longo do processo da pesquisa observaram-se elementos que reforçam a ideia de que as Feiras de Ciências proporcionam os elementos para o desenvolvimento da alfabetização científica,da interdisciplinaridade, bem como, a descentralização da figura do professor, através de um trabalho coletivo entre alunos e professores envolvendo a comunidade escolar, valorizado os saberes prévios dos sujeitos e propiciando uma melhora na qualidade de vida dos educandos-cidadãos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License