Ecossistemas marinhos e costeiros do Rio Grande do Sul : o que sabem os estudantes de ensino médio?
dc.contributor.advisor | Moreno, Ignacio Maria Benites | pt_BR |
dc.contributor.author | Heissler, Vanessa Lehnen | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T02:31:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/198205 | pt_BR |
dc.description.abstract | Zonas costeiras são regiões de transição ecológica e desempenham importante função de ligação entre os ecossistemas marinhos e terrestres. Entretanto, ecossistemas marinhos e costeiros (EMC), geralmente, não fazem parte do conteúdo programático da Educação Básica. Neste sentido, o presente trabalho realizou uma investigação quanto ao conhecimento de estudantes do Ensino Médio a respeito dos EMC do Rio Grande do Sul, a fim de traçar um panorama atualizado de como, ou se, esses ambientes estão presentes no espaço escolar. Aplicou-se um questionário composto por 19 perguntas (abertas e fechadas), a educandos dos três anos do Ensino Médio de três municípios do RS. Participaram 181 jovens, sendo 119 de Santa Cruz do Sul, 33 de Porto Alegre e 29 de Imbé. O questionário era composto de perguntas sobre biodiversidade, correntes marinhas, experiências vividas, EMC nas escolas, quanto à importância do tema, entre outras. A costa do RS foi indicada como uma região de alta biodiversidade por cerca de 55% dos jovens. Quanto aos ambientes existentes na zona costeira gaúcha, o mais frequente, apontado pelos estudantes foi duna (60,7%), seguido de lagoas (59,1%), centros urbanos (58%), costão rochoso (32,6%), mata atlântica (20,4%), baía (14,3), restinga (10,5%) e manguezal (2,7%). Com relação à fauna, 58,6% dos jovens indicou que não há ocorrência de tubarões. Por outro lado, 76,2% responderam sim quanto a ocorrência de baleias e golfinhos na região. Baseando-se nas respostas dos estudantes, foi possível observar que de modo geral, os estudantes carecem de conhecimento sobre os EMC do RS, devido principalmente, a baixa frequência do assunto no ambiente escolar. Grande parte do que eles sabem foi aprendido através de experiências vividas, o que deveria ser levado em consideração a fim de incentivar a conexão dos saberes adquiridos na escola com as suas realidades. Conforme a quase unanimidade das respostas dos estudantes, EMC deveriam ser abordados na Educação Básica com maior frequência, de modo a difundir informações sobre o assunto, contribuindo para uma maior conscientização dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Percepção ambiental | pt_BR |
dc.subject | Zonas costeiras | pt_BR |
dc.subject | Ciências ambientais | pt_BR |
dc.title | Ecossistemas marinhos e costeiros do Rio Grande do Sul : o que sabem os estudantes de ensino médio? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001095992 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Biológicas (1353)