Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoreno, Ignacio Maria Benitespt_BR
dc.contributor.authorHeissler, Vanessa Lehnenpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-22T02:31:51Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198205pt_BR
dc.description.abstractZonas costeiras são regiões de transição ecológica e desempenham importante função de ligação entre os ecossistemas marinhos e terrestres. Entretanto, ecossistemas marinhos e costeiros (EMC), geralmente, não fazem parte do conteúdo programático da Educação Básica. Neste sentido, o presente trabalho realizou uma investigação quanto ao conhecimento de estudantes do Ensino Médio a respeito dos EMC do Rio Grande do Sul, a fim de traçar um panorama atualizado de como, ou se, esses ambientes estão presentes no espaço escolar. Aplicou-se um questionário composto por 19 perguntas (abertas e fechadas), a educandos dos três anos do Ensino Médio de três municípios do RS. Participaram 181 jovens, sendo 119 de Santa Cruz do Sul, 33 de Porto Alegre e 29 de Imbé. O questionário era composto de perguntas sobre biodiversidade, correntes marinhas, experiências vividas, EMC nas escolas, quanto à importância do tema, entre outras. A costa do RS foi indicada como uma região de alta biodiversidade por cerca de 55% dos jovens. Quanto aos ambientes existentes na zona costeira gaúcha, o mais frequente, apontado pelos estudantes foi duna (60,7%), seguido de lagoas (59,1%), centros urbanos (58%), costão rochoso (32,6%), mata atlântica (20,4%), baía (14,3), restinga (10,5%) e manguezal (2,7%). Com relação à fauna, 58,6% dos jovens indicou que não há ocorrência de tubarões. Por outro lado, 76,2% responderam sim quanto a ocorrência de baleias e golfinhos na região. Baseando-se nas respostas dos estudantes, foi possível observar que de modo geral, os estudantes carecem de conhecimento sobre os EMC do RS, devido principalmente, a baixa frequência do assunto no ambiente escolar. Grande parte do que eles sabem foi aprendido através de experiências vividas, o que deveria ser levado em consideração a fim de incentivar a conexão dos saberes adquiridos na escola com as suas realidades. Conforme a quase unanimidade das respostas dos estudantes, EMC deveriam ser abordados na Educação Básica com maior frequência, de modo a difundir informações sobre o assunto, contribuindo para uma maior conscientização dos estudantes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectZonas costeiraspt_BR
dc.subjectCiências ambientaispt_BR
dc.titleEcossistemas marinhos e costeiros do Rio Grande do Sul : o que sabem os estudantes de ensino médio?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001095992pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples