Investigação sobre açoes de educação ambiental nas escolas de educação básica do entorno do Morro Santana
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Vivemos, hoje, uma crise ecológica alarmante que está presente no setor político, ambiental e econômico. A Educação Ambiental (EA) é uma das formas de lidar com este panorama de degradação para que haja uma tomada de consciência e transformação das ações na direção de um futuro sustentável. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estabelecem que a EA deve ser trabalhada nas escolas como um tema transversal, ou seja, que atravessa o currículo como um todo. Portanto, a EA é uma responsabilidad ...
Vivemos, hoje, uma crise ecológica alarmante que está presente no setor político, ambiental e econômico. A Educação Ambiental (EA) é uma das formas de lidar com este panorama de degradação para que haja uma tomada de consciência e transformação das ações na direção de um futuro sustentável. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estabelecem que a EA deve ser trabalhada nas escolas como um tema transversal, ou seja, que atravessa o currículo como um todo. Portanto, a EA é uma responsabilidade de todos. Neste trabalho, se buscou saber como se dão as práticas de EA em escolas da região do Morro Santana, nos municípios de Porto Alegre e Viamão. Para isto, optou-se por uma metodologia qualitativa associada à análise quantitativa dos dados. Os dados foram coletados em 5 escolas por meio de entrevistas gravadas e questionários escritos. Participaram da pesquisa 7 entrevistados e 15 educadores que responderam ao questionário escrito. Foram analisadas as percepções ambientais e a visão de EA de cada educador com base na cartografia de correntes em EA. Em contrapartida, considerou-se nesta pesquisa que todos os educadores possuem percepções etnográficas, uma vez que a EA é etnográfica em si mesma. A EA é forjada a partir da cultura, sendo, portanto, obrigatoriamente elaborada envolvendo a mesma. Também houve um número expressivo de professores com uma visão conservacionista de ambiente. Outras correntes com representação significativa foram: naturalista, humanista, sistêmica e holística. Nas práticas em sala de aula, predominaram atividades das temáticas de reciclagem e reaproveitamento, ambas relacionadas ao descarte de resíduos sólidos domésticos. A prática de EA exclusivamente através destas atividades pode ser considerada uma abordagem ainda parcial, pois estão limitadas à ações de gestão ambiental. Esta proposição pedagógica pode ser considerada como pertencente à corrente da sustentabilidade, o que contrasta com as percepções de EA dos educadores. A maioria dos professores enfrenta dificuldades em praticar a EA e os professores relataram que não abordam o Morro Santana em suas aulas. A fim de melhorar o quadro encontrado, é fundamental que se invista em formação continuada dos docentes para que eles tenham condições de promover práticas mais críticas e aprofundadas de EA. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License