Afinal, o que é um ser vivo ? Uma análise das concepções de estudantes do Ensino Fundamental e suas relações com a noção de pertencimento
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Independente do que seja considerado vida , a distinção entre seres vivos e não vivos se faz presente, historicamente - há milhares de anos, tendo seu início com o filósofo Aristóteles, na Antiguidade - e também nos saberes escolares e cotidianos. A classificação da diversidade biológica, bem como a construção da relação entre humanos e natureza, se não ensinados de forma integrada e contextualizada aos seus aspectos ecológicos, evolutivos e histórico-sócio-culturais, podem ter impacto signific ...
Independente do que seja considerado vida , a distinção entre seres vivos e não vivos se faz presente, historicamente - há milhares de anos, tendo seu início com o filósofo Aristóteles, na Antiguidade - e também nos saberes escolares e cotidianos. A classificação da diversidade biológica, bem como a construção da relação entre humanos e natureza, se não ensinados de forma integrada e contextualizada aos seus aspectos ecológicos, evolutivos e histórico-sócio-culturais, podem ter impacto significativamente negativo na forma de ensinar-aprender Ciências e de enxergar o mundo. Buscou-se, então, identificar as concepções dos estudantes do primeiro e do último ano do ciclo final do Ensino Fundamental acerca dos conceitos de seres vivos e seres não vivos, e das relações entre esses construídas, procurando reconhecer a noção de pertencer a essa rede interdependente que é a natureza. Para tanto, amparando-se nos princípios da pesquisa qualitativa, utilizou-se a metodologia de questionário semiestruturado para a obtenção dos dados e a técnica de análise de conteúdo na interpretação dos resultados. Os estudantes participantes da pesquisa reconhecem elementos vivos e não vivos, além de diversas maneiras de relacioná-los com os ambientes. Entretanto, muitas vezes, observou-se essas relações com vieses antropocêntricos, indicando uma noção de não pertencimento a esse “lugar”. Como alternativa, pode-se planejar ações do campo da Educação Ambiental, concebida como uma potencial ferramenta transformadora no ensino de Ciências, com o intuito de quebrar os paradigmas do ensino tradicional - baseado na fragmentação dos conteúdos. Dessa forma, é possível proporcionar aos estudantes um processo de ensino-aprendizagem das Ciências Naturais contextualizado, e assim contribuir para formação de cidadãos mais conscientes de si e dos outros seres (vivos ou não vivos) com os quais vivem em interdependência no planeta. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Biológicas (1355)
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