A ação dos estereótipos de gênero na construção da sexualidade no contexto escolar
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Os estereótipos de gênero, como um conjunto de crenças e normas pré-concebidas sobre como homens e mulheres devem ser, agir e pensar, estão presentes nas relações sociais e pessoais e se veiculam, também, por meio da cultura e das instituições, tais como a escola. A sexualidade humana, considerada e pensada como uma construção, se torna um dos terrenos de ação destes estereótipos e, por consequência, da manutenção da hierarquia social e sexual dos homens sobre as mulheres. O objetivo desta pesq ...
Os estereótipos de gênero, como um conjunto de crenças e normas pré-concebidas sobre como homens e mulheres devem ser, agir e pensar, estão presentes nas relações sociais e pessoais e se veiculam, também, por meio da cultura e das instituições, tais como a escola. A sexualidade humana, considerada e pensada como uma construção, se torna um dos terrenos de ação destes estereótipos e, por consequência, da manutenção da hierarquia social e sexual dos homens sobre as mulheres. O objetivo desta pesquisa é identificar como os estereótipos de gênero agem na construção da sexualidade de adolescentes inseridos em contexto escolar, a partir das concepções destes sobre os padrões de conduta esperados de homens e de mulheres. A metodologia utilizada consta da formulação de um questionário direcionados às alunas e aos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual no município de Porto Alegre-RS. A pesquisa, de viés qualitativo, teve a análise de conteúdo como método, no qual os dados foram analisados a partir da divisão de categorias e subcategorias de análise. De acordo com os resultados obtidos, pôde-se observar que alguns estereótipos de gênero estão presentes nas concepções das e dos estudantes, especialmente acerca de relações afetivo-sexuais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1419)
Este item está licenciado na Creative Commons License
