Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGalante, Renata de Matospt_BR
dc.contributor.authorFreese, Fernanda Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-15T02:30:32Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198052pt_BR
dc.description.abstractOs seres humanos são movidos por incentivos, em diversas etapas da vida. No contexto escolar este processo não é diferente, além dos integrantes da escola como: as crianças, os professores e os funcionários, os pais também necessitam, por vezes, serem “motivados” a participar ativamente da vida escolar de seus filhos. Este trabalho surgiu como uma proposta de união da comunidade escolar, através da criação de um blog como meio de divulgação dos trabalhos realizados por crianças, de sete e oito anos, de um segundo ano de Ensino Fundamental. O projeto Meio Ambiente trabalha as questões da preservação da natureza. A proposta também aborda as questões da reciclagem e da reutilização de materiais que iriam para o lixo, dando um novo significado para os mesmos. A presente pesquisa teve como campo empírico a Escola Estadual de Ensino Fundamental Leopoldo Petry, localizada na cidade de Novo Hamburgo/RS. O embasamento teórico trouxe os conceitos como meio ambiente, brincadeiras, brinquedo reciclado, a influência das mídias digitais no cotidiano dessa criança, podem contribuir para pensar em possíveis respostas. O resultado foi a criação do blog, que apresenta diversas atividades, desenvolvidas pelos alunos, utilizando materiais reciclados. Os pais estão acompanhando a aprendizagem dos filhos, e pretende-se realizar uma troca de experiências, no decorrer do ano de 2019pt_BR
dc.description.abstractHumans are driven by incentives, at various stages of life. In the school context, this process is not different, in addition to the school members such as children, teachers and employees, parents also sometimes need to be "motivated" to actively participate in the school life of their children. This work emerged as a proposal of union of the school community, through the creation of a blog as a strategy of interaction with parents and community of children, seven and eight years, a second year of Elementary School. The Environment project deals with the issues of nature preservation. The proposal also addresses the issues of recycling and reuse of waste materials, giving new meaning to waste. The present research had as empirical field the State School of Basic Education Leopoldo Petry, located in the city of Novo Hamburgo / RS. The theoretical basis of concepts such as environment, play, recycled toy, the influence of digital media in the daily life of this child, can contribute to think of possible answers. The result was the creation of the blog, which presents several activities, developed by the students, using recycled materials. Parents are following their children's learning, and it is intended to conduct an exchange of experiences during the course of 2019.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectBlogen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectMediaen
dc.subjectEnvironmenten
dc.titleProjeto meio ambiente : a criação de um blog com uma turma de segundo ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental project : the creation of a blog with a second year of fundamental teachingen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001099069pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples