Educação, saúde e modos de inscrever uma forma de maternidade nos corpos femininos
dc.contributor.author | Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-04-16T09:11:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-754X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/19804 | pt_BR |
dc.description.abstract | Discuto, neste trabalho, representações e identidades de mãe que vêm sendo produzidas e/ou veiculadas no âmbito de programas de educação em saúde voltados à população materno-infantil. Utilizo a abordagem da análise cultural, tal como esta vem sendo desenvolvida pelos Estudos Culturais e de Gênero, para analisar tais programas de saúde, concebendo-os como instâncias pedagógicas que produzem, ressignificam e veiculam determinados modos de conhecer, viver e valorar a maternidade na contempora-neidade. Examino modos pelos quais a "pedagogia" engendrada pela teia de discursos e de poderes que institui tais programas atua, ressignificando a relação mãe-filho para inscrever o corpo materno em um poderoso regime de vigilância e regulação. Tal estratégia de poder incorpora ao exercício da maternidade atributos relacionados com a resolução de uma vasta gama de problemas que as sociedades globalizadas produzem e não conseguem resolver. Argumento que na contem-poraneidade vem-se engendrando uma nova politização da maternidade, na qual programas de atenção à saúde estão bastante implicados. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper discusses mother's representation and identities that have been produced and circulate in tiealth education programs addressed to mother-child population. The methodological approach used is cultural analysis, whose theoretical basis is informed by feminist studies and cultural studies, from a post-structuralist perspective. This approach allows to understand health programs as pedagogical instances that produce, re-signify, and circulate certain ways of knowledge, how to live, and also as to value motherhood incontemporary times. The paper also examines ways by which the "pedagogy" engendered by a net of discourses and powers that institute these programs acts. These programs re-signify the mother-child relationship to inseribe the mother's body in a powerful regime of surveillance and regulation. Such strategy of power embodies in motherhood's exercise attributes related to a vast array of problems that globalized societies produce but doesn't know how to solve. The paper also proposes that contemporary times are engendering a new politicization of motherhood, in which health programs have important implications. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Movimento. Porto Alegre. Vol. 9, n. 3 (set./dez. 2003), p. 33-58 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Cultural studies and gender studies | en |
dc.subject | Body and health's politics | en |
dc.subject | Estudos de gênero | pt_BR |
dc.subject | Cultural representation | en |
dc.subject | Mães | pt_BR |
dc.subject | Relação mãe-filho | pt_BR |
dc.subject | Maternity production | en |
dc.subject | Amamentação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Fatores culturais | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde : Métodos | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.title | Educação, saúde e modos de inscrever uma forma de maternidade nos corpos femininos | pt_BR |
dc.title.alternative | Education, health and ways of inscribing a kind of motherhood in feminine bodies | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000418268 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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