Show simple item record

dc.contributor.advisorMachado, Letícia Rochapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Carla Dias dapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T02:30:26Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197945pt_BR
dc.description.abstractO cenário da educação atual tem passado, ao longo dos anos, por diversas mudanças em virtude da evolução das tecnologias e a popularização da internet. Assim, é possível incluir dentro e fora das salas de aulas, inúmeras inovações tecnológicas entre elas, o uso de smartphones. Este trabalho pretende investigar a m-learning, como ferramenta de auxílio aos processos de ensino e aprendizagem voltados à Educação Física Escolar. Na tentativa de trabalhar essa disciplina na linguagem digital dos jovens, desenvolveu-se um aplicativo “Livro Digital de Educação Física Escolar”. Este contém o máximo de informações possíveis e necessárias, para o estudo do conteúdo do Basquetebol. As aulas foram desenvolvidas para uma turma do 7º ano do ensino fundamental, da rede municipal de Canoas/RS, na faixa etária entre doze e dezesseis anos de idade. Os resultados foram provenientes das análises de respostas dos questionários de conhecimentos aplicados pré e pós-teste, no qual verificou-se um ganho importante no aprendizado do conteúdo. As conclusões preliminares foram satisfatórias, revelando que mais de 24,7% dos usuários tiveram boa compreensão da matéria trabalhada, nas aulas de Educação Física. Em conseqüência disso, o estudo da m-learning com o uso de smartphones em sala de aula, indicam que é possível promover a inclusão deste, no processo enquanto tecnologia facilitadora de uma educação colaborativa para uma aprendizagem sólida de significados e sentidos.pt_BR
dc.description.abstractThe current educational scenario has undergone several changes over the years due to the evolution of technologies and the popularization of the Internet. Allowing to include inside and outside the classrooms, innumerable technological innovations, such as the use of smartphones. This work intends to investigate m-learning, as a tool to aid teaching and learning processes geared to Physical School Education. In the attempt to work this discipline in the digital language of young people, an application was developed “Digital Book of Physical School Education”. This contains as much information as possible and necessary for the study of basketball content. The classes were developed for a 7th grade elementary school class, from the municipal network of Canoas / RS, in the age group between twelve and sixteen years old. The results were obtained from the analysis of the answers of the pre and post-test applied knowledge questionnaires, in which there was an important gain in the learning of the content. Preliminary conclusions were satisfactory, revealing that more than 24,7% of the users had a good understanding of the work done in Physical Education classes. As a result, the study of m-learning with the use of smartphones in the classroom, indicates that it is possible to promote the inclusion of m-learning in the process as a facilitator of a collaborative education for a solid learning of meanings and meanings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectM-learningen
dc.subjectLivro eletrônicopt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectEducational applicationsen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectMobile devicesen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleM-LEARNING : uso de um aplicativo educacional no ensino de educação física em uma escola do município de CANOAS/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098965pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record