Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorAzevedo, Marcelo Alexandre dept_BR
dc.contributor.authorMaciel, Verlaine Angela Zanesipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T02:30:26Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197944pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe um relato sobre a utilização dos LIES (Laboratórios de Informática Educativa) da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. O propósito é identificar as causas da subutilização dos computadores dos LIES e propor alternativas para utilização desta ferramenta como apoio ao processo ensino aprendizagem. A utilização de computadores é uma ferramenta essencial e imprescindível no trabalho pedagógico do século XXI. A sociedade passa por uma profunda valorização e necessidade de informações, com efeitos determinantes na atual metodologia docente. A implantação dos LIES nas escolas foi o recurso que possibilitou colocar ao alcance dos estudantes esta tecnologia. A utilização das Tecnologias nas escolas públicas ocorre predominantemente nos LIES, sendo esta utilização esporádica, cria-se dificuldades para o acesso às tecnologias. Segundo dados da Revista Época de agosto de 2017 “O acesso à internet e o uso de tecnologia se dá quase exclusivamente dentro dos laboratórios. Do total de escolas públicas brasileiras, 81% delas têm laboratórios de informática, mas somente 59% deles são usados.” Também, verifica-se uma utilização eventual dos Laboratórios de Informática nas escolas públicas municipais de Caxias do Sul. Voltando os olhares para a escola, objeto deste trabalho, percebo que, a exemplo das outras escolas da rede municipal de Caxias do Sul, os Laboratórios de Informática não estão cumprindo sua função integralmente. Sua subutilização é evidente. O tempo de utilização é de um período semanal de cinquenta minutos em cada turma. Deste modo, desperdiça- se um recurso importante, senão fundamental, alinhado com a nova forma de educação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLaboratório de informáticapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleSubutilização dos LIES nas escolas públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098971pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem