Desenhos miméticos e a tirania da forma
dc.contributor.advisor | Goncalves, Flavio Roberto | pt_BR |
dc.contributor.author | John, Richard | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T02:31:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/197863 | pt_BR |
dc.description.abstract | Desenhos miméticos e a tirania da forma é uma reflexão sobre minha produção artística. O texto é dividido em duas partes levando em conta características formais de minha produção atual, uma que lida com a imagem e outra que lida com texto – ambas consideradas formas de representação no contexto do desenho contemporâneo. As duas seções estão subdivididas em verbos que sintetizam minhas ações e entendidos como conceitos e sistemas independentes, onde a arte já está presente na forma de potência (Agamben). Os desenhos que fazem uso de imagens partem do procedimento de apropriação, cópia manual e duplicação como uma forma de evidenciar pequenas diferenças entre imagens e a relação dialética entre forma e contra-forma, onde o desenho seria “a definição do mundo” e a arte uma “possibilidade latente” originada destas relações. Os desenhos que fazem uso da palavra escrita trazem o ato de nomear (Duchamp) como essencial à diferenciação entre os objetos do mundo (Wittgenstein) e em especial no que refere a intencionalidade da arte. | pt_BR |
dc.description.abstract | Mimetic drawings and the tyranny of form is a reflection on my artistic production. The text is divided into two parts taking into account the formal characteristics of my current production, one that deals with the image and another that deals with text – both considered forms of representation in the context of contemporary drawing. The two sections are subdivided into verbs that synthesize my actions and understood as independent concepts and systems, where art is already present in the form of pontency (Agamben). The drawings that make use of images start from the procedure of appropriation, manual copying and duplication as a way of highlighting small differences between images and the dialectical relation between form and counterform, where drawing would be “the definition of the world” and art a “latent possibility” arising from these relations. The drawings that make use of the written word bring the act of naming (Duchamp) as essential to the differentiation between the objects of the world (Wittgenstein) and especially in what refers to the intentionality of the art. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Contemporary drawing | en |
dc.subject | Desenho contemporaneo | pt_BR |
dc.subject | Representation | en |
dc.subject | Word | en |
dc.subject | Palavra : Arte | pt_BR |
dc.subject | Imagem (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Image | en |
dc.subject | Form | en |
dc.subject | Forma (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Mímesis | pt_BR |
dc.title | Desenhos miméticos e a tirania da forma | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001099258 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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