Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHusemann, Ronaldopt_BR
dc.contributor.authorPeralta, Elisabete Soarespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T02:31:27Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197862pt_BR
dc.description.abstractVivemos na época dos computadores, da informatização, das tecnologias cada vez mais eficientes e cada vez mais necessárias, instrumentos muito conhecidos dos jovens, e que cabem, muitas vezes na palma da mão, e os acompanham durante todo o dia fazendo parte de suas vidas de maneira muito natural; ao procurarmos métodos de ensino, devemos reconhecer que se faz necessário revermos nossos conceitos sobre a didática que utilizamos, para não ficarmos aquém da expectativa de nossos aprendizes. Desta forma, o presente trabalho teve como temática o ensino da Língua Portuguesa e o uso das TICs na aprendizagem da língua materna, com o objetivo de apresentar trabalhos e referências trazidas por estudiosos do tema, através de pesquisa bibliográfica, que buscou compreender como as novas tecnologias podem ser utilizadas no contexto escolar. A pesquisa apresenta como essas tecnologias estão influenciando o trabalho docente e como os profissionais de educação estão lidando com esses instrumentos no contexto escolar. O trabalho trouxe esclarecimentos sobre algumas questões, mostrando sua importância e buscando identificar quais tecnologias podem ser utilizadas com mais desenvolvimento dentro da sala de aula. Os resultados mostram que o aproveitamento do computador depende de como será utilizado e cabe ao professor planejar suas aulas, aproveitando-se do uso desse recurso.pt_BR
dc.description.abstractWe live in the age of computers, computerization, increasingly efficient and increasingly necessary technologies, instruments that are well known to young people and often fit in the palm of the hand and accompany them throughout the day as part of their lives very naturally; when looking for teaching methods, we must recognize that it is necessary to revise our concepts about the didactics we use, so that we do not fall short of the expectations of our apprentices. In this way, the present work had as its theme the teaching of the Portuguese Language and the use of ICT in the learning of the mother tongue, with the objective of presenting works and references brought by scholars of the subject, through bibliographical research, that sought to understand how the new technologies can be used in the school context. The research shows how these technologies are influencing teacher work and how education professionals are dealing with these tools in the school context. The work brought clarification on some issues, showing its importance and seeking to identify which technologies can be used with more development within the classroom. The results show that the use of the computer depends on how it will be used and it is up to the teacher to plan his classes, taking advantage of the use of this resource.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectSchool contexten
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectEducational toolen
dc.titleNovas tecnologias da informação e comunicação e o ensino da língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeNew Information and communication technologies and the teaching of the Portuguese Language en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001099090pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples