Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFortes, Paula Madeirapt_BR
dc.contributor.authorWillhelm, Alice Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorPetersen, Circe Maria Salcidespt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Rosa Maria Martins dept_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T02:31:16Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1983-3482pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197810pt_BR
dc.description.abstractExistem evidencias que suportam o uso de intervenções baseadas em mindfulness para depressão e ansiedade em adultos, entretanto a pesquisa com crianças ainda é escassa. A maior parte dessas pesquisas é desenvolvida em escolas e com população não clínica. Este estudo objetivou investigar artigos disponíveis que sugerem programas de intervenção com mindfulness em grupo clínico de crianças com ansiedade e depressão. Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida por dois avaliadores. As bases utilizadas foram PubMed, Web of Knowledge, PsycINFO e Scielo, através da combinação de palavras-chave: ((mindfulness_) AND Child_) AND (anxiety OR depression OR internalizing problems). Os critérios de inclusão foram: artigos no período de 2008 a 2017, ensaio clínico, amostra de crianças até 12 anos com ansiedade e/ou depressão e protocolo com mindfulness. Foram encontrados 346 artigos, dentre eles, apenas três cumpriram todos os critérios de inclusão para essa pesquisa. Os artigos selecionados diferem no método e nos objetivos e não foi possível encontrar uniformidade entre eles. Os artigos são heterogêneos entre si, abarcam sintomatologia diferente, sendo que nenhum deles encontrou resultado específico para depressão. Apesar disso, todos fizeram pré e pós teste, foram realizados de forma grupal e apresentam resultados promissores da intervenção, com diminuição dos sintomas para ansiedade.pt_BR
dc.description.abstractThere is evidence to support the use of mindfulness-based interventions for depression and anxiety in adults, although research with children is still scarce. Most of this research is carried out in schools and with a non-clinical population. This study aimed to investigate available articles that suggest intervention programs with mindfulness in a clinical group of children with anxiety and depression. Method: Systematic review of the literature was conducted by two reviewers. The bases used were PubMed, Web of Knowledge, PsycINFO and Scielo, through the combination of keywords: ((mindfulness_) AND Child_) AND (anxiety OR depression OR internalizing problems). The inclusion criteria were: articles from 2008 to 2017, clinical trial, sample of children up to 12 years of age with anxiety and / or depression and protocol with mindfulness. Results: A total of 346 articles were found, of which only three met all the inclusion criteria for this research. The selected articles differ in method and objectives and it was not possible to find uniformity between them. Discussion: The articles are heterogeneous among them, they cover different symptomatology, none of which found a specific result for depression. Despite this, all of them did pre and post test, were performed in a group way and presented promising results of the intervention, with reduction of symptons of anxiety.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofContextos clínicos. São Leopoldo: UNISINOS, 2008-. Vol. 12, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 584-598pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMindfulnessen
dc.subjectMeditaçãopt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectDepressionen
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectAnxietyen
dc.subjectClinical trialen
dc.titleMindfulness em crianças com ansiedade e depressão : uma revisão sistemática de ensaios clínicospt_BR
dc.title.alternativeMindfulness in children with anxiety and depression : a systematic review of clinical trialsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001097890pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples