Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHickmann, Roseli Inêspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T02:31:12Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1130-3557pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197798pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de uma investigação que buscou compreender de que modo crianças escolarizadas estão sendo subjetivadas como sujeitos de direitos a partir de determinadas práticas pedagógicas em circulação no currículo escolar. Percebeu-se que o discurso que se propõe promover o exercício dos direitos das crianças, ao mesmo tempo em que afirma os direitos-proteção, a partir das tecnologias de poder, também oportuniza a construção de direitos-liberdade, por meio das técnicas de si. Constituiu-se como foco da pesquisa e corpus de análise e problematização as produções escritas (narrativas, poesias, histórias, diálogos, crônicas, cartas, desenhos, painéis e diários) de alunos/as de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas estaduais. Os aportes teóricos que orientaram este estudo de caso com matizes etnográficos foram Michel Foucault, Alain Renaut e Manuel Jacinto Sarmento.pt_BR
dc.description.abstractThis investigation searched for understanding about how educated children have been subjectivized as subjects of rights from certain pedagogic practices within the school curriculum. It was observed that the discourses that are supposed to promote the exercise of the children’s rights, affirm the right-protection, from the technologies of power, and at the same time also provide the construction of right-freedom, by techniques of oneself. Written productions (narratives, poetries, histories, dialogues, chronicles, letters, drawings, panels and diaries) of students of the 3rd and 4th grades of Primary Education, of two public state schools, constitute the research focus, as well as the corpus for the analysis and questioning. The theoretical contributions that guided this case study with ethnological nuances were Michel Foucault, Alain Renaut and Manuel Jacinto Sarmento. Key words:en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAgália : revista de estudos na cultura. Galiza, Espanha. P. 31-51pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectChildhoodsen
dc.subjectRightsen
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProtectionen
dc.subjectProteçãopt_BR
dc.subjectLibertyen
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.titleInfâncias e direitos na escola : múltiplas experiênciaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000929287pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples