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dc.contributor.advisorAmaral, Fernando Goncalvespt_BR
dc.contributor.authorDalla Vecchia, Fabio Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T02:31:11Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197794pt_BR
dc.description.abstractTodas as tarefas não necessárias para a condução de um veículo com segurança podem ser consideradas tarefas secundárias. Estas tarefas consistem em um comportamento complementar e intrinsicamente ligado ao ato de conduzir um veículo. Dessa forma, manusear um celular, comer, beber, programar GPS, ajustar instrumentos ou achar uma estação de rádio, pode ser considerada uma tarefa secundária. Essas tarefas exigem do motorista esforços físicos e cognitivos e são responsáveis por grande parte dos acidentes de trânsito devido às distrações que causam. O objetivo principal da dissertação é a compreensão das tarefas secundárias ao dirigir, suas particularidades, suas demandas e entender quais fatores acarretam na maior criticidade em relação à segurança. Para alcançar o objetivo principal, foram propostos objetivos secundários, correspondentes aos três artigos que compõe este trabalho. O primeiro artigo compreendeu uma revisão sistemática da literatura, afim de entender as tarefas secundárias, explorar suas características e de que forma elas podem ser classificadas. Buscou-se também entender quais as principais consequências que a execução dessas tarefas pode trazer em relação ao desempenho, segurança do motorista e ao ambiente externo. O segundo artigo trouxe a perspectiva dos métodos de análise das tarefas secundárias. O objetivo foi evidenciar os principais métodos de análise de tarefas secundárias e seus resultados. Demostrar quais métodos são recomendados para cada tipo de objetivo estudado e explorar suas vantagens e desvantagens. Finalmente, no terceiro artigo, foi desenvolvido e aplicado uma sistemática de análise e avaliação das tarefas secundárias por meio do processo de análise multicriterial (AHP) com base na pesquisa realizada nos artigos anteriores. A análise considerou as características das tarefas extraídas por análise de vídeo e a percepção da dificuldade de execução pelo viés do motorista. Os resultados corroboram com os estudos anteriores acerca do grande impacto que a execução de tarefas secundárias ao dirigir em relação ao desempenho e segurança. Foi possível diagnosticar fragilidades nos métodos atuais de avaliação das tarefas secundárias e, ainda, o modelo híbrido de análise com a aplicação de multicritérios permitiu extrair informações mais completas sobre as tarefas secundárias, pois considerou fatores distintos que não são abordados simultaneamente pelos métodos de análise tradicionais.pt_BR
dc.description.abstractAll tasks not required to drive a vehicle safely can be considered as secondary tasks. These tasks consist of complementary behavior and are intrinsically linked to the act of driving a vehicle. That way, handling a cell phone, eating, drinking, programming GPS, adjusting instruments or finding a radio station can be considered a secondary task. These tasks require the driver's physical and cognitive efforts and are responsible for most of traffic accidents due to the distractions they cause. The main objective of this work is the understanding of secondary tasks when driving, their particularities, their demands and to understand which factors lead to greater safety criticality. To reach the general objective, specific objectives were proposed, corresponding to the three articles that compose this work. The first article included a systematic review of the literature, in order to understand the secondary tasks, to explore their characteristics and classifications. It was also sought to understand the main consequences that the task execution can bring in relation to the performance, the driver safety and the external environment. The second article brought the methods perspective used to analyze secondary tasks. The objective was to highlight the secondary tasks, the main methods and their results, thus demonstrating which methods are recommended for each type of goal studied and explore its advantages and disadvantages. Finally, in the third article, a systematic analysis and evaluation of secondary tasks were developed and applied through the multi-criteria analysis process (AHP) based on the research carried out in previous articles. The analysis considered the characteristics of the tasks extracted by video analysis and the difficult perception by the driver bias. The results corroborate with the previous studies about the great impact that the execution of secondary tasks while driving brings to performance and safety. Also, it was possible to diagnose weaknesses in the current methods of evaluation. Finally. the hybrid model of analysis with the application of multi-criteria allowed to extract more complete information about the secondary tasks, considering different factors, not approached simultaneously by the traditional methods of analysis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDriversen
dc.subjectMotoristaspt_BR
dc.subjectSecondary tasken
dc.subjectAnálise multicritériopt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectDistractionen
dc.subjectMulticriteria analysisen
dc.subjectAHPen
dc.titleSistemática de avaliação de tarefas secundárias ao dirigir : uma abordagem multucriterialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098407pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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