O ator/contador de histórias e sua relação com o ensino de teatro no âmbito escolar : uma teorização a partir da experiência pessoal
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho é um estudo sobre a prática do ator/contador de histórias e sua relação com a prática do ensino de teatro no ambiente escolar. Representa uma tentativa de teorizar uma pesquisa que vem sendo realizada na prática, há muito anos a partir da experiência pessoal Como Contador de Histórias, Ator e Professor de Teatro. Apresenta um retorno às memórias, um ordenamento dos fatos mais relevantes, onde retornamos às primeiras experiências com a contação de histórias, com o teatro e co ...
O presente trabalho é um estudo sobre a prática do ator/contador de histórias e sua relação com a prática do ensino de teatro no ambiente escolar. Representa uma tentativa de teorizar uma pesquisa que vem sendo realizada na prática, há muito anos a partir da experiência pessoal Como Contador de Histórias, Ator e Professor de Teatro. Apresenta um retorno às memórias, um ordenamento dos fatos mais relevantes, onde retornamos às primeiras experiências com a contação de histórias, com o teatro e com a docência. Relata uma breve pesquisa sobre o estado da arte de contar histórias. O que é contar histórias? A força pedagógica da contação de histórias. Como essa arte milenar sobrevive aos avanços da tecnologia? Quem são os contadores de histórias na era digital e como encontramos exemplos da recorrente presença da narrativa como texto teatral e da presença do narrador no teatro que venho pesquisado e produzido atualmente. Analisa a presença do personagem narrador nos espetáculos teatrais “Era uma vez: contos, lendas e cantigas“ e “Chapeuzinho vermelho”, traçando paralelos com as possíveis relações com a prática docente de teatro para o ensino fundamental e para o ensino médio. Busca estimular a reflexão sobre as potências do cruzamento entre as práticas profissionais: atuar, contar histórias e dar aulas. ...
Abstract
The present work is a study about actor / storyteller practice and its relation with the practice of theater teaching in the school environment. It represents an attempt to theorize a research that has been carried out in practice for many years from personal experience as a Storyteller, Actor and Theater. It presents a return to memories, an ordering of the most relevant facts, where we return to the first experiences with storytelling, theater and teaching. It reports a brief survey on the st ...
The present work is a study about actor / storyteller practice and its relation with the practice of theater teaching in the school environment. It represents an attempt to theorize a research that has been carried out in practice for many years from personal experience as a Storyteller, Actor and Theater. It presents a return to memories, an ordering of the most relevant facts, where we return to the first experiences with storytelling, theater and teaching. It reports a brief survey on the state of the art of storytelling. What is storytelling? The pedagogical force of storytelling. How does this millennial art survive the advances of technology? Who are storytellers in the digital age and how do we find examples of the recurrent presence of the narrative as theatrical text and the presence of the narrator in the theater that is currently being researched and produced. It analyzes the presence of the narrator character in the theatrical spectacles "Era uma vez: contos, lendas e cantigas" and "Chapeuzinho Vermelho", drawing parallels with the possible relations with the teaching practice of theater for elementary and high school. It seeks to stimulate reflection on the powers of the cross between professional practices: acting, telling stories and educate. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License