Veículos elétricos e seu impacto na demanda de energia elétrica
dc.contributor.advisor | Bordin, Gladis | pt_BR |
dc.contributor.author | Cenci, Arthur Ely | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T02:31:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/197782 | pt_BR |
dc.description.abstract | O mercado de veículos elétricos e híbridos ainda é pequeno comparado ao mercado de veículos de combustão. No entanto, este é um mercado em constante expansão. O presente projeto visa modelar o aumento do mercado de veículos elétricos no Brasil e seus efeitos na evolução da demanda de energia elétrica, buscando auxiliar as concessionárias de distribuição de energia elétrica no planejamento de seus sistemas de distribuição. O modelo aqui proposto faz uso da Dinâmica de Sistemas e do Modelo de Difusão de Bass para representar o mercado de veículos elétricos, inicialmente com um modelo qualitativo e posteriormente quantitativo. Três cenários são construídos para testar e validar o modelo. Os resultados mostram que a metodologia utilizada neste trabalho é adequada para modelar o sistema sob análise usando fatores de naturezas diferentes, como técnicos, comportamentais, estratégicos e econômicos, em um único modelo computacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | The market of electric and hybrid vehicles is still small compared to the market of combustion vehicles. However, this is an ever-expanding market. This project aims to model the increase of the market of electric vehicles in Brazil and its effects on the evolution of the electric energy demand, which can help the electricity distribution utilities in the planning of distribution systems. The proposed system use of the System Dynamics and the Bass Diffusion Model to represent the electric vehicle market, initially with a qualitative and then quantitative model. Three scenarios are built to test and validate it. The results show that the methodology used in this work is adequate to model the proposed system using factors of different nature, such as technical, behavioral, strategic and economic, in a single computational model. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Electric vehicles | en |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Energia elétrica : Demanda | pt_BR |
dc.subject | Electric power demand | en |
dc.subject | System dynamics | en |
dc.subject | Dinâmica de sistemas | pt_BR |
dc.subject | Bass model | en |
dc.title | Veículos elétricos e seu impacto na demanda de energia elétrica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001098596 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Engenharias (5855)