Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBordin, Gladispt_BR
dc.contributor.authorCenci, Arthur Elypt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T02:31:09Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197782pt_BR
dc.description.abstractO mercado de veículos elétricos e híbridos ainda é pequeno comparado ao mercado de veículos de combustão. No entanto, este é um mercado em constante expansão. O presente projeto visa modelar o aumento do mercado de veículos elétricos no Brasil e seus efeitos na evolução da demanda de energia elétrica, buscando auxiliar as concessionárias de distribuição de energia elétrica no planejamento de seus sistemas de distribuição. O modelo aqui proposto faz uso da Dinâmica de Sistemas e do Modelo de Difusão de Bass para representar o mercado de veículos elétricos, inicialmente com um modelo qualitativo e posteriormente quantitativo. Três cenários são construídos para testar e validar o modelo. Os resultados mostram que a metodologia utilizada neste trabalho é adequada para modelar o sistema sob análise usando fatores de naturezas diferentes, como técnicos, comportamentais, estratégicos e econômicos, em um único modelo computacional.pt_BR
dc.description.abstractThe market of electric and hybrid vehicles is still small compared to the market of combustion vehicles. However, this is an ever-expanding market. This project aims to model the increase of the market of electric vehicles in Brazil and its effects on the evolution of the electric energy demand, which can help the electricity distribution utilities in the planning of distribution systems. The proposed system use of the System Dynamics and the Bass Diffusion Model to represent the electric vehicle market, initially with a qualitative and then quantitative model. Three scenarios are built to test and validate it. The results show that the methodology used in this work is adequate to model the proposed system using factors of different nature, such as technical, behavioral, strategic and economic, in a single computational model.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElectric vehiclesen
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectEnergia elétrica : Demandapt_BR
dc.subjectElectric power demanden
dc.subjectSystem dynamicsen
dc.subjectDinâmica de sistemaspt_BR
dc.subjectBass modelen
dc.titleVeículos elétricos e seu impacto na demanda de energia elétricapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098596pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Elétricapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples