A educação ambiental nas práticas de ensino em ciências da natureza : espaços escolares e não escolares do/no campo.
Fecha
2018Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O objetivo desse artigo foi provocar e discutir concepções da educação ambiental e de sustentabilidade, através de algumas atividades teórico-práticas desenvolvidas durante o estágio docente na escola E.E.E.M. Emília Viega da Rocha e no quilombo Manoel Barbosa. Para isso foi necessário além da contextualização teórica, um diário de campo relatando os avanços e as principais dificuldades encontradas no estágio, registros fotográficos das aulas no espaço escolar com o projeto: Fotossíntese da Sem ...
O objetivo desse artigo foi provocar e discutir concepções da educação ambiental e de sustentabilidade, através de algumas atividades teórico-práticas desenvolvidas durante o estágio docente na escola E.E.E.M. Emília Viega da Rocha e no quilombo Manoel Barbosa. Para isso foi necessário além da contextualização teórica, um diário de campo relatando os avanços e as principais dificuldades encontradas no estágio, registros fotográficos das aulas no espaço escolar com o projeto: Fotossíntese da Semente ao Fruto e no espaço não escolar o projeto: Jardins Filtradores de Águas Cinzentas. A modalidade de pesquisa qualitativa me ajudou na compreensão do objeto de estudo, no contexto do estágio docente na educação do campo e as representações de alunos e comunidade quilombola sobre a questão ambiental. Os resultados esperados nos projetos foram a construção do banco de sementes e da composteira na escola além da construção de um Jardim Filtrador em território quilombola. Essas vivências de educação ambiental no estágio em espaços escolares e não escolares como atividades práticas, contribuíram para um melhor entendimento sobre preservação ambiental e sustentabilidade tanto no currículo formal da escola como em uma aprendizagem informal na comunidade quilombola. ...
Abstract
The objective of this article was to provoke and to discuss about environmental education’s conceptions and about sustainability, through some theoretical-practical activities developed during the teaching internship in the E.E.E.M. Emília Viega da Rocha School and in the Manoel Barbosa’s quilombo. For this, it was necessary besides the theoretical contextualization a field diary reporting the advances and the main difficulties found in the intership, photographic’s records of classes in the Sc ...
The objective of this article was to provoke and to discuss about environmental education’s conceptions and about sustainability, through some theoretical-practical activities developed during the teaching internship in the E.E.E.M. Emília Viega da Rocha School and in the Manoel Barbosa’s quilombo. For this, it was necessary besides the theoretical contextualization a field diary reporting the advances and the main difficulties found in the intership, photographic’s records of classes in the School space with the project: Photosynthesis from seed to fruit and in non-School space the project: Gray water Filtration’s gardens. The modality of qualitative research helped me to understanding the object of study, in the context of the teaching internship in field’s education and the students and quilombolas’ community representation about the environmental issues. The expected results in the project were the construction of a bank of seed and a Composting in the School beyond construction of a Filtering garden in the Quilombola’s territory. This experiences in environmental education at the intership in School spaces and in non-School spaces such as practical activities, contributed to a better understanding of environmental preservation and sustainability both in the formal curriculum of the School and in the informal learning in quilombola community. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License