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dc.contributor.advisorHusemann, Ronaldopt_BR
dc.contributor.authorRosa, Fabio Adriano dapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-03T02:31:57Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197664pt_BR
dc.description.abstractA educação à distância e a educação presencial, bem como a sociedade em sua totalidade, passa por constantes e profundas transformações. Na educação à distância, que inicialmente era realizada através de cartas, com uma distância de tempo enorme, longe de ter uma resposta rápida, hoje é realizada online, através de videoaula ou chat, tarefas e provas realizadas em plataformas digitais à distância. Na educação presencial o uso de tecnologias como smartphones, tablets, e uso de internet nos laboratórios de informática já é uma realidade. Cabe ao professor estar em busca permanente de atualizações e aperfeiçoamentos, buscando alternativas para conduzir sua prática da melhor forma possível. O presente trabalho visa apresentar um estudo sobre a Educação à Distância (EaD) e a formação dos professores em escolas de Ensino Fundamental, demonstrando como estes professores buscam atender as necessidades dos alunos a partir da escolha da sua própria graduação e diante dos cenários que se apresentam, tanto na educação à distância como na presencial, de que forma conseguem realizar suas práticas diante de tantos desafios que encontram em seu dia a dia na escola. A partir de pesquisas e entrevistas este trabalho mostrou que os professores buscam a formação à distância principalmente pela economia de tempo e pelo valor mais baixo desta modalidade. A maioria dos professores é do sexo feminino e tem uma formação acadêmica presencial. Tendo em vista que na prática, no dia a dia em sala de aula aplicarão os conhecimentos construídos durante os cursos de graduação, tanto presencial quanto na modalidade à distância, é de grande importância a troca de experiências na própria escola e a contínua busca por conhecimentos que melhorem as atuações do professor.pt_BR
dc.description.abstractEducation and all society undergo by uninterrupted and deep transformations. It behooves to teachers seek to do updating and continuous improvement, seeking for alternatives to lead their practice in the best possible way. The present work aims to introduce a study on Distance Education (DE) and Elementary School teachers’ shaping, indicating how these teachers seek to attend the students’ needs starting from its own graduation and facing the scenarios that present themselves, both in Distance and face-to-face Education, how they get to carry out their practices face of so many challenges they face up to in their daily life at school. From surveys and interviews, this work showed that teachers look for Distance Education, mainly because it has time economy and the lowest value in this modality. The majority of teachers is female and they have face-to-face graduation. Considering that at practice, in day to day in the classroom, they will apply the knowledges that they built during their graduation, both in Distance and face-to-face Education, it is of paramount importance the exchange of experiences at own school and, the continuous search for knowledge that improve the teacher's performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleEducação à distância e formação de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098660pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


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