Um sistema recreativo e/ou recriativo : algumas condições para educar com artes
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho busca articular uma coleção de conceitos esboçando um sistema conceitual que aponta para cinco determinadas qualidades plásticas, interdependentes e inerentes ao fenômeno da recreação, sendo essenciais para se educar com Artes. São elas a dinâmica do sistemas (do pensamento ‘em rede’), a transdisciplinaridade, a ludicidade (o brincar), a criatividade e o corpo (a corporeidade e a experiência com o corpo). Na investigação, observou-se que tudo aquilo que é criação, é também recriaç ...
Este trabalho busca articular uma coleção de conceitos esboçando um sistema conceitual que aponta para cinco determinadas qualidades plásticas, interdependentes e inerentes ao fenômeno da recreação, sendo essenciais para se educar com Artes. São elas a dinâmica do sistemas (do pensamento ‘em rede’), a transdisciplinaridade, a ludicidade (o brincar), a criatividade e o corpo (a corporeidade e a experiência com o corpo). Na investigação, observou-se que tudo aquilo que é criação, é também recriação; do mesmo modo, tudo aquilo que é aprendizagem, é reaprendizagem. Assim, estimulando-se o ato da (re)criação, por meio da dimensão recreativa, retroalimenta-se a curiosidade, o interesse e o gosto por aprender, a possibilidade da descoberta e da invenção, bem como outras faculdades da aprendizagem. A aprendizagem que constitui um processo de auto-organização de noções diversas (por exemplo: ideias, conceitos, abstrações, afetos, sentimentos, etc.), podendo se desdobrar no complexo e singular fenômeno emergente da ressignificação — propósito elementar em contextos educativos, não apenas relevante para as crianças e os adolescentes, mas para os adultos também. ...
Abstract
This work seeks to articulate a collection of concepts sketching a conceptual system that points to five specific plastic qualities, interdependent and inherent to the phenomenon of recreation, being essential to educate with Arts. They are the dynamics of systems (of network thinking), transdisciplinarity, playfulness (play), creativity and the body (corporeality and experience with the body). In the investigation, it was observed that everything that is creation is also recreation; in the sam ...
This work seeks to articulate a collection of concepts sketching a conceptual system that points to five specific plastic qualities, interdependent and inherent to the phenomenon of recreation, being essential to educate with Arts. They are the dynamics of systems (of network thinking), transdisciplinarity, playfulness (play), creativity and the body (corporeality and experience with the body). In the investigation, it was observed that everything that is creation is also recreation; in the same way, all that is learning is relearning. Thus, by stimulating the act of (re)creation, through the recreational dimension, feedback is generated on curiosity, interest and taste for learning, the possibility of discovery and invention, as well as other faculties of learning. Learning that constitutes a process of self-organization of diverse notions (for example: ideas, concepts, abstractions, affections, feelings, etc.), being able to unfold in the complex and singular emerging phenomenon of re-signification – elementary purpose in educational contexts, not only relevant for children and teenagers, but for adults as well. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License