Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWives, Leandro Krugpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Janaína Freitas dospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-03T02:31:55Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197657pt_BR
dc.description.abstractA Educação Profissional, assim como toda Educação, possui alunos com dificuldades de aprendizado. No nível técnico, o ensino é direcionado e, almeja-se que, os alunos saibam a base comum, do nível fundamental ao médio, apresentado nas Escolas. Com base na Educação Profissional, dentro dos Componentes apresentados no Curso Técnico em Edificações, existem alguns que geram uma aflição maior no grupo discente. Com essa análise, o Componente escolhido para estudo neste trabalho é o de Instalações Hidráulicas I, que contempla o dimensionamento das tubulações (ramais e colunas) de água. No processo de dimensionamento são usadas várias tabelas que se ligam pela dependência dos resultados. As mesmas devem ser identificadas conforme tópico e, após, é necessário saber identificar o que resulta, conforme informações recebidas ou coletadas. Todo o processo é teórico, com exemplos impressos e exercitados, mas o aluno despreparado, sem base, fica um passo atrás, no processo de aprendizagem. Como resultado desse processo de análise, surgiu a união da parte técnica com a parte informatizada, para que o aluno tenha uma linha de conforto, usando a sua linguagem atual, a informática, com o conhecimento profissional, o técnico, em uma Planilha prática no Microsoft Excel.pt_BR
dc.description.abstractProfessional Education, like all Education, has students with learning difficulties. At the technical level, the teaching is directed and, it is hoped that the students know the common base, from the fundamental to the medium level, presented in Schools. Based on the Professional Education, within the Components presented in the Technical Course in Buildings, some generate a greater affliction in the student group. With this analysis, the Component chosen for this study is Hydraulic Installations I, which contemplates the dimensioning of the pipes (branches and columns) of water. In the sizing process, several tables are used that bind by dependence on the results. They must be identified according to the topic and, after, the student must know how to identify what results, according to information received or collected. The whole process is theoretical, with examples printed and then exercised, but the unprepared student, without foundation, is a step back from the learning process. As a result of this process of analysis, the "union" of the technical part with the computerized part arose, so that the student has a line of comfort, using his current language, computer science, with the professional knowledge, in a Worksheet practice in Excel.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessional Educationen
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectTechnical Educationen
dc.subjectEnsino profissionalizantept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectHydraulic Installationsen
dc.subjectElectronic Spreadsheetsen
dc.subjectMicrosoft Excelen
dc.titleHidraúlica com planilha excel práticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098664pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples