Show simple item record

dc.contributor.advisorPaulo, Edilsonpt_BR
dc.contributor.authorGemniczak, Renatapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-03T02:31:43Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197611pt_BR
dc.description.abstractEste estudo versa sobre a implementação da NBC TG PME e teve como objetivo identificar a percepção dos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) dos cursos de graduação em Ciências Contábeis sobre a norma. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa classificada como quantitativa e descritiva, utilizou-se, como ferramenta de coleta de dados, um questionário que foi aplicado no período de agosto a setembro de 2018. A amostra ficou delimitada em 29 respondentes do total de 35 docentes da área de Contabilidade Societária. Com relação aos resultados obtidos, pode-se constatar uma visão positiva dos docentes acerca da importância e utilidade da norma na realidade das pequenas e médias empresas, porém a maior parte dos respondentes acredita que a falta de divulgação e de treinamento dos órgãos responsáveis pela profissão contábil é o maior obstáculo na aplicação desta norma. Ademais, observou-se que os docentes acreditam que o conteúdo da NBC TG PME precisa ser repassado em sala de aula aos alunos de graduação para agregar conhecimento em sua vida profissional.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper relates to the implementation of Brazilian Accounting Standard, applicable to small and medium-sized Companies (NBC TG PME) and it aims to identify the perception of Accounting professors from higher education sector regarding the Standard. Hence, a quantitative and descriptive research has been applied, in which a questionnaire has been used as a tool to collect data from August to September 2018. The responders totaled 29 from a population of 35 professionals that lecture in Accounting. Concerning the results obtained, a positive view of the professors about the importance and usefulness of NBC TG PME to small and medium-sized Companies was observed. However, most respondents understand that the lack of dissemination and training by the accounting professionals is a big obstacle for the accurate application of this standard. In addition, this subject should be considered in Accounting classes more often in order to aggregate knowledge to Accounting students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectSmall and Medium-Sized Companiesen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.titleImplementação da NBC TG PME : percepção dos docentes de Ciências Contábeis das universidades de Porto Alegre e da Região Metropolitanapt_BR
dc.title.alternativeImplementation of NBC TG PME : perception of accounting’s professors science teachers from the universities of Porto Alegre and the Metropolitan Regionen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098669pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record