Aprendizagem ativa : construindo materiais educacionais digitais com os estudantes
Fecha
2019Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo identificar as contribuições das tecnologias para a autoria de materiais educacionais digitais com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A importância da autoria, através de uma aprendizagem ativa na educação envolve a autonomia dos estudantes, suas autoaprendizagens e construções a partir do trabalho desenvolvido com a professora. A abordagem da pesquisa foi a qualitativa. Para desenvolver esta pesquisa, foi utilizado o software Kahoot, lite ...
A presente pesquisa teve como objetivo identificar as contribuições das tecnologias para a autoria de materiais educacionais digitais com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A importância da autoria, através de uma aprendizagem ativa na educação envolve a autonomia dos estudantes, suas autoaprendizagens e construções a partir do trabalho desenvolvido com a professora. A abordagem da pesquisa foi a qualitativa. Para desenvolver esta pesquisa, foi utilizado o software Kahoot, literatura infanto-juvenil e questionários, com turmas do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Os estudantes foram instigados a criar questões de compreensão das histórias e transpor essas perguntas para o software, para posteriormente aplicar com seus colegas. Após a construção da atividade, foram aplicados questionários de cunho qualitativo aos participantes da pesquisa, no sentido de observar e descrever o que os estudantes perceberam e o que ajudou em sua aprendizagem. Assim os estudantes identificaram de forma positiva e satisfatória todo o processo dessa pesquisa, trazendo benefícios linguísticos e de autonomia frente à própria aprendizagem. Nesse sentido, foi possível perceber que a utilização de materiais educacionais digitais contribui para o engajamento e desenvolvimento do estudante. Também pode-se observar que os alunos se sentiram parte essencial do projeto e aprimoraram sua linguagem. ...
Abstract
T The present research had as objective to identify the contributions of the technologies for the authorship of digital educational materials with students of the Initial Years of Elementary Education. The importance of authorship through active learning in education involves the autonomy of students, their selflearning and constructions from the work developed with the teacher.The research approach was qualitative. To develop this research, we used Kahoot software, children's literature and qu ...
T The present research had as objective to identify the contributions of the technologies for the authorship of digital educational materials with students of the Initial Years of Elementary Education. The importance of authorship through active learning in education involves the autonomy of students, their selflearning and constructions from the work developed with the teacher.The research approach was qualitative. To develop this research, we used Kahoot software, children's literature and questionnaires, with classes from the fifth year of Elementary School in a public school. Students were encouraged to create story-comprehension questions and transpose these questions into the software, and then apply with their peers. After the construction of the activity, qualitative questionnaires were applied to the participants of the research, in order to observe and describe what the students perceived and what helped in their learning. Thus, students positively and satisfactorily identified the whole process of this research, bringing linguistic and autonomy benefits to their own learning. In this sense, it was possible to perceive that the use of digital educational materials contributes to the student's engagement and development. It can also be observed that the students felt an essential part of the project and improved their language. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância.
Colecciones
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License