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dc.contributor.advisorThom, Lucinéia Heloisapt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Cristiano Guedespt_BR
dc.date.accessioned2019-07-25T02:31:27Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197318pt_BR
dc.description.abstractAs redes sociais de relacionamento online vêm adquirindo importância nas duas últimas décadas, quando passaram a protagonizar uma verdadeira revolução no modo como as pessoas, empresas, instituições e governos passaram a interagir, se comunicar e consumir. A pesquisa faz, com base nessa constatação, uma revisão de literatura sobre metodologia científica. O problema central que deu origem a essa revisão assentou-se nos seguintes questionamentos: existe uma metodologia no campo da pesquisa acadêmica, própria e consolidada, referente à utilização de dados extraídos das redes sociais online para análise? Quais são os limites éticoacadêmicos para a utilização desses dados e tipo de fonte? O objetivo principal foi o de verificar a existência, suficiência ou insuficiência de fontes metodológicas acadêmicas relativas à pesquisa nas redes sociais online, principalmente sobre o Facebook, para a utilização de textos, imagens e vídeos; assim como, verificar os limites éticos para essa utilização na pesquisa acadêmica. A hipótese inicial foi a de que esses dados e fontes possuíam uma insuficiência de orientações metodológicas para a sua utilização. Para tanto, com apoio da análise documental e da pesquisa bibliográfica, foram investigados treze manuais sobre metodologia científica, além de normativas e legislações. A partir disso, a hipótese foi confirmada: entre os manuais de metodologia analisados, nenhum tratou das redes sociais online como fonte para a coleta de dados para a análise, menos ainda, propuseram alguma metodologia de como utilizar os dados daí originados nas pesquisas acadêmicas e/ou institucionais. Assim, a pesquisa buscou apresentar possibilidades metodológicas para o uso desses dados, também buscou analisar essas possibilidades à luz de algumas das principais referências éticas e técnicas encontradas. Restou, entretanto, verificada a necessidade de um estudo mais aprofundado e uma normatização que possa trazer tranquilidade para cada aluno, professor e pesquisador na utilização de dados das redes sociais online em suas pesquisas.pt_BR
dc.description.abstractOnline social networks have gained importance in the last two decades when they starred a true revolution in the way people, companies, institutions and governments began to interact, communicate and consume. Based on this assertion, this research reviews literature on scientific methodology. The main problem that gave rise to this review was based on the following questions: is there a methodology in the field of academic research, proper and consolidated, regarding the use of data extracted from online social networks for analysis? What are the ethical-academic limits for the use of this data and type of source? The main objective was that of verifying the existence, sufficiency or insufficiency of academic methodological sources related to research in online social networks, mainly on Facebook, for the use of texts, images and videos. The aim was also that of checking the ethical limits for this use in academic research. The initial hypothesis was that this data and sources had a lack of methodological guidelines for its use. Therefore, with the support of documental analysis and bibliographical research, thirteen manuals on scientific methodology, norms and legislation were examined. Thus, the hypothesis was confirmed: among the methodology manuals analyzed, none of them dealt with online social networks as data gathering source for the analysis, nor did they propose any methodology on how to use the data originated from the institutional and/or academic research. Hence, the research sought to introduce methodological possibilities for the use of this data. It also sought to analyze these possibilities in the light of some of the main ethical and technical references that were found. However, still remains the need for an in-depth study and guidelines that could bring tranquility for each student, teacher and researcher in the use of online social network data in their research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectScientific methodologyen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectManuals of research methodologyen
dc.subjectMetodologia científicapt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleUma análise sobre a utilização de dados coletados nas redes sociais online para a pesquisa acadêmica e os procedimentos contidos nos manuais de metodologia científicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097433pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


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