Sons nas nuvens : sobre o lugar do fônico no Curso de linguística geral
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Data
2017Tipo
Outro título
Sounds in the clouds : about the place of the phonic in the Course in general linguistics
Assunto
Resumo
Neste artigo, partimos de uma lei-tura do Curso de Linguística Geral, com o apoio de uma ferramenta automática. Por meio de uma perspectiva computacional, nossa proposta é a de simular uma leitura isenta, na medida do possível, dessa importante obra, cujas interpretações, na maior parte das vezes, são vinculadas a tradições já estabelecidas pelos estudos clássicos. Contudo, esse exercício de objetividade - ou de afastamento das leituras canônicas - permite-nos apenas formular hipóteses sobre al ...
Neste artigo, partimos de uma lei-tura do Curso de Linguística Geral, com o apoio de uma ferramenta automática. Por meio de uma perspectiva computacional, nossa proposta é a de simular uma leitura isenta, na medida do possível, dessa importante obra, cujas interpretações, na maior parte das vezes, são vinculadas a tradições já estabelecidas pelos estudos clássicos. Contudo, esse exercício de objetividade - ou de afastamento das leituras canônicas - permite-nos apenas formular hipóteses sobre alguns aspectos da interpretação do texto. É preciso sempre voltar ao texto e ao nosso papel de leitores da obra, investigando a fundo cada uma dessas hipóteses. Conforme os resultados em nuvens que a ferramenta proporciona, os termos mais relevantes do CLG são relacionados a um tema minimizado pela maior parte dos estudos saussurianos: o sistema fônico das línguas. Nosso intuito, então, foi o de estabelecer uma conexão entre esse resultado, que aponta para uma grande importância do fônico nas línguas, e o que se pode depreender da obra do mestre genebrino. ...
Abstract
In this article, we start from a rea-ding of the Course in General Linguistics, with the support of automated resources. Through the computational perspective, our proposal is to simulate a free reading, as far as possible, of that important work, whose interpretations in most cases are linked to tradition already established by classical studies. However, this exercise of objectivity - or attempt to move away from canonical readings - only allows us to raise questions about some aspects of the ...
In this article, we start from a rea-ding of the Course in General Linguistics, with the support of automated resources. Through the computational perspective, our proposal is to simulate a free reading, as far as possible, of that important work, whose interpretations in most cases are linked to tradition already established by classical studies. However, this exercise of objectivity - or attempt to move away from canonical readings - only allows us to raise questions about some aspects of the interpretation of the book. We must always go back to the text and to our role as readers, investigating thoroughly each one of those hypotheses. According to the results provided by the tool, the most relevant terms of the CLG are related to a theme mi-nimized by most Saussurian studies: the phonic system of languages. Our aim then was to establish a connection between that result, which points to a great importance of the phonic in languages, and what it can be apprehended from the Genevan master's work. ...
Contido em
Desenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 13, n. 3 (set./dez. 2017), p. 677-693
Origem
Nacional
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