Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorThom, Lucinéia Heloisapt_BR
dc.contributor.authorWolff, Marilene da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-20T02:34:20Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197217pt_BR
dc.description.abstractA comunicação interna precisa ser clara, eficaz e as informações necessitam chegar a todos sem perdas ou desencontros. No desenvolvimento das atividades burocráticas da escola, a comunicação interna necessita ser eficiente. As Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) podem ser recursos a serem aplicados na comunicação interna dos ambientes organizacionais como forma de efetuar melhorias na maneira como se transmitem as informações. Neste contexto, o presente trabalho descreve um estudo sobre o aprimoramento de um sistema de comunicação interna, aplicando as TICs em uma escola de ensino fundamental, localizada no município de Charqueadas/RS. Através de um estudo de caso, de análise quanti-qualitativa, descritiva e exploratória, pode-se evidenciar as vantagens do uso das TICs no contexto da gestão escolar com a finalidade de facilitar a comunicação. Os resultados deste estudo, quando implementados na prática da gestão escolar, devem possibilitar o melhor desenvolvimento das equipes envolvidas (direção, secretaria e pedagógico), aprimorando a comunicação interna escolar, a qual ainda consolida um desafio de estudo na área de gestão e secretaria.pt
dc.description.abstractInternal communication needs to be clear, effective and information needs to reach everyone without loss or mismatch. In the development of the school's bureaucratic activities, internal communication needs to be efficient. Communication and Information Technologies (ICTs) can be resources to be applied in the internal communication of the organizational environments as a way of making improvements in the way the information is transmitted. In this context, the present work describes a study on the improvement of an internal communication system, applying ICT in a primary school, located in the city of Charqueadas/RS. Through a case study, quantitative-qualitative, descriptive and exploratory analysis, it is possible to show the advantages of the use of ICTs in the context of school management in order to facilitate communication. The results of this study, when implemented in the practice of school management, should enable the better development of the teams involved (direction, secretarial and pedagogical), improving internal school communication, which still consolidates a study challenge in the area of management and secretariat.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectSchool managementen
dc.subjectDirect Mailen
dc.subjectSurveyen
dc.titleUm estudo de caso sobre a importância das tics na comunicação interna escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097746pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em informática instrumental para professores da educação básicapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples