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dc.contributor.advisorGomes, Raquel Salcedopt_BR
dc.contributor.authorFontoura, Julian Silveira Diogo de Ávilapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-20T02:34:13Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197200pt_BR
dc.description.abstractEm função dos novos arranjos estabelecidos na sociedade, a produção do conhecimento acaba ganhando cada vez mais destaque nos mais distintos campos do saber, especialmente a partir do avanço tecnológico, das demandas oriundas do mundo globalizado e das emergentes configurações propostas pela Sociedade do Conhecimento. A formação de quadros técnicos especializados também emerge nesse cenário de forma bastante latente, fazendo com que as comunidades de pesquisa invistam na produção de conhecimentos articulados a processos de formação técnica (como a formação de professores). Destacamos aqui o campo interdisciplinar no qual se apresenta a Informática na Educação, que tem por característica o dinamismo e a inovação, na articulação de distintos saberes que são (re)significados a todo momento. A partir dessas considerações, esta investigação objetivou compreender a forma como a produção do conhecimento se consubstancia junto ao Curso de Especialização lato sensu em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS), a partir da produção bibliográfica discente. Na produção dos dados presentes neste estudo, nos utilizamos dos princípios de Estado de Conhecimento, caracterizados aqui pelo seu foco na pesquisa de caráter histórico-bibliográfico, exploratório-investigativo, inventariante e descritivo. O material empírico bibliográfico utilizado neste estudo foi disponibilizado pela Coordenação do referido curso, juntamente com o apoio do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED/UFRGS). O corpus de análise que compõe o banco de dados foi construído a partir da produção bibliográfica discente (monografias) das 2 (duas) primeiras edições do Curso de Especialização lato sensu em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS), ocorridas entre os anos de 2008–2010 e 2013–2015. Os resultados desta investigação acabam por evidenciar a complexidade na qual se estabelece a produção do conhecimento no contexto do curso com a natureza interdisciplinar do campo de estudo onde se insere a Informática na Educação. A temática de pesquisa das Práticas Pedagógicas ganham destaque no conjunto analisado, juntamente com o objetos de estudo relacionado à Utilização de Ferramentas Digitais nos processos de ensino-aprendizagem. No que se refere às estratégias metodológicas, temos essencialmente a utilização da abordagem qualitativa no entendimento das problemáticas de estudo, destacamos as investigações classificadas como sendo de Estudos de Caso; e ainda a utilização da perspectiva de caráter descritivo presente nas monografias emergentes do curso de Especialização lato sensu em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica do PPGIE/UFRGS.pt
dc.description.abstractAs a result of new arrangements established in society, the production of knowledge has become increasingly important in the most diverse fields of knowledge, especially because of the technological advances. The formation of specialized technical staff also emerges in this scenario in a very latent way, causing research communities to invest in the production of articulated knowledge for technical training processes (such as teacher training). We emphasize here the interdisciplinary field in which Informatics in Education is presented, which is characterized by dynamism and innovation, in the articulation of different knowledge areas that are (re)signified at all times. Based on these considerations, this research aimed to understand how the production of knowledge takes place in the Specialization Course in Instrumental Informatics for Teachers of Basic Education, of the Graduate Program in Informatics in Education of Federal University of Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS), by looking at students' the bibliographical production. In the production of the data presented in this study, we use principles of State of Knowledge, characterized by its focus on research of historical-bibliographic, exploratory-investigative, inventorying and descriptive character. The empirical-bibliographic material used in this study was made available by the Coordination of the course, with the support of Interdisciplinary Center for New Technologies in Education (CINTED/UFRGS). The corpus of analysis that composes the database was built with the students' bibliographical production (final papers), of 2 (two) editions of the Specialization Course in Instrumental Informatics for Teachers of Basic Education of the Program of Post-Graduation in Informatics in Education of Federal University of Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS), occurring in the years 2008 – 2010 and 2013 – 2015. The results of this research point to the complexity in which knowledge production is established in the context of the course with the interdisciplinary nature of the field of study in which Informatics in Education is inserted. The research theme of the Pedagogical Practices is highlighted in the analyzed set, together with the study objects related to the Use of Digital Tools in the teaching-learning processes. As far as methodological strategies are concerned, we have essentially the use of the qualitative approach in the understanding of the problems of study, we emphasize the investigations classified as being of Case Studies; and the use of the descriptive perspective present in the emerging monographs of the lato sensu Specialization course in Instrumental Informatics for Basic Education Teachers of the PPGIE/UFRGS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKnowledge Stateen
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectInstrumental Informaticsen
dc.subjectResearch Communityen
dc.subjectInformatics in Education.en
dc.titleO curso de especialização em informática instrumental para professores da educação básica/UFRGS : diferentes arranjos na produção de conhecimentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097742pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em informática instrumental para professores da educação básicapt_BR


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