Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCechin, Sergio Luispt_BR
dc.contributor.authorStrottmann, Clara Izabelpt_BR
dc.date.accessioned2019-07-20T02:34:09Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197193pt_BR
dc.description.abstractTendo-se em vista a ampla grade curricular do Ensino Médio, fez-se uma pesquisa numa turma de 2º ano do Ensino Médio da ETE Monteiro Lobato, objetivando-se compreender se a utilização do ensino híbrido, utilizando o AVA Google sala de aula, melhora o desempenho dos estudantes na disciplina de Matemática do Ensino Médio presencial. Acredita-se que o ensino híbrido proporciona autonomia aos discentes, possibilitando maior aprofundamento dos conteúdos, além de oportunizar que mais recursos possam ser utilizados. Para isso, buscou-se aplicar a metodologia do ensino híbrido, por intermédio do Google sala de aula, analisar como os estudantes reagem à inserção destes recursos digitais, identificar quais as contribuições da utilização do AVA juntamente com o ensino híbrido, compreender como avaliar os alunos no ensino híbrido, verificar e analisar se melhorou o desempenho dos estudantes e identificar se essa melhora é devido ao AVA ou ao ensino híbrido. A abordagem não correu como imaginado, deixando muitas dúvidas. Os discentes se mostraram relutantes com a nova metodologia e a docente não soube como proceder. Mesmo com muitas falhas no decorrer da aplicação, a pesquisadora acredita que com ajustes e um pouco mais de estudo e dedicação é possível incluir o ensino híbrido no Ensino Médio presencial.pt
dc.description.abstractHaving in mind that High School has a broad curriculum, a research was made in one High School sophomore class in ETE Monteiro Lobato, aiming to understand if the use of blended learning, using VLAE Google Classroom, improves the performance of students in High School mathematics class. It is believed that blended learning provides autonomy to the students, making it possible for them to deepen their knowledge in subjects of their interest, besides giving an opportunity to use more resources. In order to do that it was sought how to apply the blended learning method, through Google Classroom, how to analyse the students’ reaction to the insertion of those digital resources, how to identify the contributions of using VLAE alongside blended learning, how to comprehend the means of evaluation of the students in blended learning, how to verify and analyse if the students’ performance was improved and identify if this improvement was due to the VLAE or the blended learning. The approach did not occur as imagined, leaving a lot of doubts. The students seemed reluctant with the new method and the teacher did not know how to proceed. Even with the many failures during the application, the researcher believes that with adjustments and more studying and dedication it is possible to include blended learning in presential High School.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBlended Learningen
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh Schoolen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectGoogle classroomen
dc.titleA utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097743pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em informática instrumental para professores da educação básicapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples