Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNeto, Joãopt_BR
dc.contributor.authorVecchietti, Émerson Antôniopt_BR
dc.date.accessioned2019-07-20T02:34:06Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197188pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido em uma escola privada do município de Sapiranga, conveniada com o Sistema Positivo, o qual, desde o ano de 2017, conta com a plataforma “Positivo On”. Esta pesquisa teve início nas dúvidas que o pesquisador possuía, ao estudar o Moodle e trabalhar com o “Positivo On”, surgindo assim o problema: de que forma estes ambientes contribuem para o aprendizado dos alunos? Neste sentido, o objetivo desta pesquisa focou em aprofundar o estudo dos AVAs, em especial o “Positivo On”, sua importância nos dias atuais, bem como, da internet em sala de aula e seu emprego na educação em geral, destacando seus prós e contras. Como referências iniciais, têm-se Elvia (2007), que trata da importância da Internet e dos AVAs na educação e a interação, além disso, o que mais proporciona entre os participantes. Eliane Faria (2011), por sua vez trata da autoaprendizagem, lembrando, porém, que o aluno necessita ter mais disciplina com relação a seu tempo disponível para o estudo, bem como domínio das ferramentas, uma vez que a educação nos dias atuais está centrada no aluno e não mais no professor. O terceiro capítulo, demonstra algumas das principais ferramentas e suas funcionalidades. Já o quarto e último capítulo resgata a visão dos docentes sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, quanto a aceitação e desempenho pelos alunos, suas frustrações e anseios quanto aos novos métodos de ensino. Para os alunos os questionários buscaram verificar a aceitabilidade, suas visões sobre desempenho e a forma como acessam esta plataforma. Diante da problemática levantada, os resultados mostraram que os AVAs e a Internet são importantíssimos para a educação, mas não são eles que vão revolucionar a educação. Deve-se buscar a apropriação dos conhecimentos e das ferramentas para obter um melhor desempenho. A realização dessa pesquisa possibilitou fazer uma relação entre teoria e prática, e contribuiu para as vivências acadêmicas e profissionais do pesquisador, relacionadas ao ensino aprendizagem.pt
dc.description.abstractThe present work was developed in a private school of the municipality of Sapiranga, in agreement with the Positive System, which, since 2017, has the "Positivo On" platform. This research began with the doubts that the researcher possessed, when studying Moodle and working with the "Positive On", thus the problem arises: in what way do these environments contribute to the students' learning? In this sense, the objective of this research focused on deepening the study of AVAs, especially the "Positive On", its importance in the present day, as well as the internet in the classroom and its employment in education in general, highlighting its pros and against. As an initial reference, we have Elvia (2007), which deals with the importance of the internet and AVAs in education and interaction, in addition, which provides the most among participants. Eliane Faria (2011), on the other hand, deals with self-learning, remembering, however, that the student needs to have more discipline regarding his / her time available for the study, as well as mastery of the tools, since education in the present day is centered in the student and no longer in the teacher. The third chapter demonstrates some of the main tools and their features. The fourth and final chapter, however, reveals teachers 'views on the use of Information and Communication Technologies, regarding students' acceptance and performance, their frustrations and their longing for new teaching methods. For the students the questionnaires sought to verify the acceptability, their visions about performance and the way they access this platform. Faced with the problems raised, the results showed that AVAs and the internet are very important for education, but they are not going to revolutionize education. One should seek the appropriation of knowledge and tools for better performance. The realization of this research made possible a relationship between theory and practice, and contributed to the academic and professional experiences of the researcher related to teaching learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnology Information on Comunicationen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectPositivo Onen
dc.titleUm estudo sobre o AVA positivo on : percepções de discentes e docentes do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097829pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em informática instrumental para professores da educação básicapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples