Utilização do aplicativo QR CODE no ensino de ciências
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho aborda um estudo de caso que pretende investigar a utilização do aplicativo QR Code - Código de Resposta Rápida - como instrumento de apoio para as aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Gusmão Britto, em São Leopoldo. O tema justifica-se devido à ampla utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação na atual sociedade, sendo os smartphones itens indispensáveis para a nossa existência e que agor ...
O presente trabalho aborda um estudo de caso que pretende investigar a utilização do aplicativo QR Code - Código de Resposta Rápida - como instrumento de apoio para as aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Gusmão Britto, em São Leopoldo. O tema justifica-se devido à ampla utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação na atual sociedade, sendo os smartphones itens indispensáveis para a nossa existência e que agora se inserem também no ambiente escolar. Desta forma, objetiva-se ofertar uma metodologia de ensino inovadora e criativa que envolva os estudantes numa aprendizagem mais interativa e significativa fazendo uso da tecnologia. Os 65 estudantes dos sétimos anos envolvidos neste trabalho realizaram as seguintes atividades: coleta de dados, identificação das árvores e arbustos do pátio da escola, disponibilização das informações através de aplicativos QR Code (utilizando seus celulares e o laboratório de informática da escola) e confeccionaram placas para serem afixadas junto aos respectivos exemplares. Após a conclusão das tarefas os alunos responderam um questionário de avaliação das atividades que serviram de base para a tabulação e análise dos dados. Os resultados obtidos fornecem elementos significativos para concordar com o potencial dos smartphones como um recurso para contribuir com a modernização do processo de ensino e aprendizagem. ...
Abstract
The present work deals with a case study that aims to investigate the use of QR Code app - Quick Response Code - as an instrument of support for the science classes in the final years of the elementary school. This stud happened at Elementary School Teacher Maria Gusmão Britto, in São Leopoldo. The theme is justified by the wide use of information and communication technology in modern society, being the smartphones indispensable tools for our existence and that now are inserted in the school e ...
The present work deals with a case study that aims to investigate the use of QR Code app - Quick Response Code - as an instrument of support for the science classes in the final years of the elementary school. This stud happened at Elementary School Teacher Maria Gusmão Britto, in São Leopoldo. The theme is justified by the wide use of information and communication technology in modern society, being the smartphones indispensable tools for our existence and that now are inserted in the school environment. In this way, the objective is to offer an innovative and creative teaching methodology that involves students in a more interactive and meaningful learning making use of technology. The 65 students of the seventh grade involved in this work carried out several activities. Such as: data collection, identification of trees and shrubs existent in the schoolyard, provision of information through QR codes using their cell phones and the computer lab of the school and making signs to be posted along their copies. After the completion of the tasks students answered a questionnaires. The results provide significant elements to go along with the potential of smartphones as a resource to help with the improving of the teaching and the learning process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License