Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC
dc.contributor.advisor | Galante, Renata de Matos | pt_BR |
dc.contributor.author | Brambila, Tarcisio Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-18T02:38:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/197044 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como temática geral a cultura digital proposta pela BNCC. Dentro dessa temática, delimitamos o perfil e o conhecimento dos professores de Língua Portuguesa frente a essas propostas. O objetivo principal é apresentar a cultura digital na BNCC e compreender como e se as propostas envolvendo cultura digital vêm se consolidando nas práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa. Em relação à metodologia adotada, o trabalho utilizou uma pesquisa bibliográfica baseada em Macedo (2014) e Sousa (2015) para tratar da consolidação da BNCC e de questões de currículo e Lévy (1999) para contribuir com a relação entre os temas tecnologias, sociedade e cultura; e uma pesquisa de campo, por meio de entrevista com informantes, 12 professores de Língua Portuguesa do município de Xangri-Lá/RS. A cultura digital está voltada aos gêneros textuais advindos da tecnologia que vão ao encontro da sociedade, incluindo-se o contexto educacional. Os professores demonstram desconhecimento da metade dos gêneros textuais apresentados pela BNCC. Identificou-se despreparo para atuar na perspectiva da cultura digital. | pt |
dc.description.abstract | This research has the digital culture proposed by BNCC as a general theme. We delimit the profile and the knowledge of Portuguese teachers at these proposals. The main objective is to present the digital culture at the BNCC and to understand how and if the proposals involving digital culture have been consolidating in the pedagogical practices of the Portuguese teachers. Regarding the methodology adopted, we used a bibliographical research – based on Macedo (2014) and Sousa (2015), to write about the consolidation of BNCC and curriculum issues; and Lévy (1999), to contribute to the relationship between technologies, society and culture – and field research, through interviews with informants, 12 Portuguese teachers from Xangri-Lá / RS. Digital culture is focused on the textual genres derived from technology that are presented in society – it includes the educational context. Teachers demonstrate ignorance of half of the textual genres presented by BNCC. We identified that teachers are unprepared to act in the perspective of digital culture. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | Digital Culture | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Teachers | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.title | Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001097431 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License