O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg
dc.contributor.advisor | Jantsch, Anelise | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinto, Caroline Siervo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-18T02:38:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/197036 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa apresentada refere-se ao ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg. Contempla uma investigação realizada durante cinco encontros totalizando 20 horas/aula com um grupo de 15 alunos do Ensino Técnico em Informática de uma escola pública do município de Guaíba. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender como a utilização de atividades práticas com a ferramenta de aprendizagem VisuAlg pode contribuir com o processo de ensino/aprendizagem do educando. Na compreensão dos conceitos do pseudocódigo ou metalinguagem para a construção e implementação de algoritmos, baseado em técnicas e metodologias pré-estabelecidas para a solução de situações/problemas. O acompanhamento durante o processo de ensino/aprendizado da lógica de programação com a utilização da ferramenta de aprendizagem VisuAlg permitiu fazer aproximações entre os conceitos trabalhados na lógica de programação durante o ensino/aprendizagem tradicional teorizado sem a utilização de computadores e o ensino prático, baseado na teoria da aprendizagem significativa, enfatizando a interação com o computador, expondo os educandos mais cedo as práticas de programação de computadores, ainda foi possível verificar alguns comportamentos observáveis que se referem à evolução do aprendizado no ensino da lógica de programação. Analisando esses comportamentos foram construídos indicadores, sejam eles: aceitar o novo, participação ativa, reconstrução do conhecimento, flexibilidade, comunicação, menor dispersão no trabalho em sala de aula e a melhoria na interpretação de comandos para a construção de pseudocódigos. A partir destes indicadores foi possível verificar que os educandos, em sua totalidade, atingiram os objetivos propostos do componente curricular, apresentando, no final do módulo de estudo, os seus algoritmos sendo executados e testados na ferramenta de aprendizagem VisuAlg. | pt |
dc.description.abstract | The present research refers to programming logic teaching using the learning too VisuAlg. It includes an investigation carried out during five meetings totaling 20 hours per class with a group of 15 students of Technical Education in Computer Science of a public school in the municipality of Guaíba. The research process has a qualitative nature and is outlined as a study case, and it had as general objective to understand the use of practical activities with learning tool VisuAlg can contribute with teaching / learning process of students. Understanding of pseudocode or metalanguage concepts for construction and implementation of algorithms, based on pre-established techniques and methodologies for solution of situations / problems. The accompaniment during the teaching / learning process of programming logic using VisuAlg learning tool allowed to make approximations between concepts worked in logic of programming during traditional teaching / learning theorized without use of computers and practical, based teaching in the theory of meaningful learning, emphasizing the interaction with computer, exposing students to computer programming practices, it was still possible to verify some observable behaviors that refer to the evolution of learning in the teaching of programming logic. Analyzing these behaviors, indicators were constructed, either: new accepting, active participation, knowledge reconstruction, flexibility, communication, less dispersion in classroom work, and improving of interpretation of commands for pseudo-codes construction. From these indicators it was possible to verify that students, in their totality, reached proposed objectives of the curricular component, presenting, at the end of study module, their algorithms being executed and tested on learning tool VisuAlg. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Programação | pt_BR |
dc.subject | Programming logic | en |
dc.subject | Ferramentas virtuais : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Algorithms | en |
dc.subject | Algorítmo | pt_BR |
dc.subject | VisuAlg | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001097438 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância | pt_BR |
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