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dc.contributor.authorLewgoy, Alzira Maria Baptistapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Raquel Nunespt_BR
dc.contributor.authorFaber, Thaispt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Marlise Larapt_BR
dc.contributor.authorKuplich, Nádia Morapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-17T02:36:23Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2357-9730pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197007pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Descrever a experiência em educação Interprofissional de um dos programas da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar na perspectiva da tutoria em um hospital-escola do sul do Brasil. Metodologia: Relato de experiência com residentes do Programa de controle de infecção sobre desenvolvimento de habilidades interpessoais e práticas colaborativas no trabalho em equipe, a partir do grupo de orientação interprofissional com familiares acompanhantes de pacientes portadores de bactérias multirresistentes. Resultados: Inclusão do tema educação interprofissional no eixo teórico do Programa de controle de infecção para qualificação do serviço e dos residentes; vinculação de outros profissionais expandindo a ação colaborativa e educativa no atendimento às necessidades e direitos dos familiares e acompanhantes além de comparar o aumento do número de participantes no grupo com as taxas de adesão à higienização das mãos da equipe assistencial da unidade de internação. Conclusão: A educação interprofissional na formação em serviço é estratégica para implementação de práticas colaborativas, de prevenção e de controle de infecções na afirmação dos princípios do SUS.pt
dc.description.abstractIntroduction: To describe an interprofessional education experience in one of the programs of the Integrated Multiprofessional Residency in Hospital Care from the perspective of mentoring in a teaching hospital in southern Brazil. Methods: Residents reported their experience in the Infection Control Program, including the development of interpersonal skills and collaborative teamwork practices. They participated in the interprofessional guidance group with family members of patients with multidrug-resistant bacteria. Results: The topic of interprofessional education was included in the theoretical axis of the Infection Control Program to qualify the service and residents. Other professionals were involved, thus expanding collaborative and educational action to meet the needs and rights of family members and caregivers. In addition, the increase in the number of participants in the group was compared to the rates of adherence to hand hygiene in the inpatient unit team. Conclusion: Interprofessional education in in-service training is strategic for the implementation of collaborative prevention and infection control practices in accordance with SUS principles.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofClinical and biomedical research. Vol. 39, n. 1 (2019), p. 78-88pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMultiprofessional residency in health careen
dc.subjectResidência multiprofissional em saúdept_BR
dc.subjectMentoringen
dc.subjectRelações interprofissionaispt_BR
dc.subjectGraduate educationen
dc.subjectInfection controlen
dc.subjectinterprofessional relationsen
dc.titleA perspectiva interprofissional na residência integrada multiprofissional em saúde hospitalarpt_BR
dc.title.alternativeAn interprofessional perspective in the integrated multiprofessional residency in hospital care en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001097405pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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