Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática
dc.contributor.author | Pozebon, Simone | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-17T02:36:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-5962 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/196999 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem da docência desses futuros professores, coletaram-se os dados a partir de gravações de áudio e vídeo, analisando-os por meio de seleção de episódios. A análise permitiu identificar indícios reveladores de aprendizagem da docência em dois aspectos principais: a necessidade dos futuros professores de estudar o conteúdo a ser ensinado e o sentido atribuído por eles a essa ação. | pt |
dc.description.abstract | This article presents results of a survey with students of Graduation in Mathematics and Pedagogy in a project developed with students in the early years of primary education in a public state school in Rio Grande do Sul. Aiming to discuss the teaching training of these future teachers, we collected the data from audio and video recordings, being the systematization movement performed by selection of episodes. This analysis revealed telltale evidence of teaching learning in two main aspects: the need for future teachers to study on the content to be taught and the meaning attributed by them to this action. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de educação pública. Cuiabá, MT. Vol. 28, n. 67 (jan./abr. 2019), p. 219-238 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teachers training | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematica education in the early years | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Teaching guiding activity | en |
dc.title | Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching of learning in initial teacher education: need and sense of studying to teach mathematics | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001096489 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40917)Ciências Humanas (7117)