Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Outro título
Scientific Literacy : didactic-pedagogical possibilities of the Science magazine Ciência Hoje das Crianças online
Assunto
Resumo
Analisa trinta e cinco textos da revista Ciência Hoje para as Crianças Online, considerando-a como fonte de informação na perspectiva didático-pedagógicas para a mediação da Alfabetização Científica. A questão principal do estudo foi: Como a revista Ciência Hoje das Crianças Onlinepode viabilizar a Alfabetização Científica no ensinar e aprender ciência? A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo. Identificaram-se os a ...
Analisa trinta e cinco textos da revista Ciência Hoje para as Crianças Online, considerando-a como fonte de informação na perspectiva didático-pedagógicas para a mediação da Alfabetização Científica. A questão principal do estudo foi: Como a revista Ciência Hoje das Crianças Onlinepode viabilizar a Alfabetização Científica no ensinar e aprender ciência? A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo. Identificaram-se os autores e as instituições que contribuíramna produção dos textose a que público se destinavam. Elencaram-se os facilitadores de Alfabetização Científica, níveis de interdisciplinaridade e as possíveis aplicabilidades didático-pedagógicas. Conclui-se que as matérias analisadas possuem viabilidade pedagógica, fomentam debates e reflexões a partir do conhecimento científico. Evidencia-se a atuação da revista no Ensino de Ciências e indica o quão necessário são as investigações de temas no viés científico que possam fomentar práticas inovadoras na perspectiva do ensino interdisciplinar. ...
Abstract
It analyses thirty-five texts of the magazine Ciência Hoje das Crianças Onlineconsidering them sourceof information with didactic-pedagogical perspectivefor the mediation of Scientific Literacy. The main question of the study was: How can the online magazine Ciência Hoje das Crianças Onlineenable scientific literacy in teaching and learning science? The methodological approach was qualitative in nature and was based on bibliographic research and content analysis. The authors and institutions th ...
It analyses thirty-five texts of the magazine Ciência Hoje das Crianças Onlineconsidering them sourceof information with didactic-pedagogical perspectivefor the mediation of Scientific Literacy. The main question of the study was: How can the online magazine Ciência Hoje das Crianças Onlineenable scientific literacy in teaching and learning science? The methodological approach was qualitative in nature and was based on bibliographic research and content analysis. The authors and institutions that contributed to the production of the texts and the intended audience were identified. The facilitators of Scientific Literacy, levels of interdisciplinary and the possible didactic-pedagogical applicability were listed. It is concluded that the analyses materials have pedagogical feasibility, fomentdebates and reflections from the scientific knowledge. The journal's performance in Science Teaching is shown and indicates how necessary are the investigations of topics in the scientific bias that can foster innovative practices in the perspective of interdisciplinary teaching ...
Contido em
Ensino em re-vista. Uberlândia, MG. Vol. 26, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 457-480
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Sociais Aplicadas (4126)
Este item está licenciado na Creative Commons License