O efeito clientela no mercado brasileiro : será que os investidores são irracionais?
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Data
2003Tipo
Resumo
Este estudo testa a existência do efeito clientela no cenário brasileiro durante os anos de 1989 a 1993, quando os impostos sobre dividendos eram zero e sobre ganhos de capital eram no máximo 25%. Dos 693 eventos analisados, 47% dos eventos apresentaram o preço da ação no primeiro dia ex-dividend maior do que na data em que a ação tinha direito de receber dividendos. Essas constatações contrariam as expectativas do modelo e esse comportamento pode ser considerado irracional já que os investidor ...
Este estudo testa a existência do efeito clientela no cenário brasileiro durante os anos de 1989 a 1993, quando os impostos sobre dividendos eram zero e sobre ganhos de capital eram no máximo 25%. Dos 693 eventos analisados, 47% dos eventos apresentaram o preço da ação no primeiro dia ex-dividend maior do que na data em que a ação tinha direito de receber dividendos. Essas constatações contrariam as expectativas do modelo e esse comportamento pode ser considerado irracional já que os investidores estariam pagando mais por uma ação sem direito a dividendos, do que quando esta tinha direito a recebê-lo. Evidencia-se um retorno anormal médio positivo no primeiro dia ex-dividend de 1,4% para a amostra total, significativos a 0,1%. Verifica-se, contra as expectativas, que a diferença de preço não diminui com o passar dos anos. As instituições financeiras possuem retornos positivos menores que as demais empresas. As ações pagadoras de maior dividend yield tiveram maiores retornos. Ao testarmos uma janela de cinco dias após o pagamento dos dividendos verificamos que os preços das ações encontraram um novo patamar de preço na data ex-dividend mas tendem a retornar ao preço inicial. ...
Abstract
This work tests the dividend clientele effect in the Brazilian stock market between 1989 and 1993, a period during which there were no dividends taxes and capital gains taxes varied between zero and 25% according to shareholders group. From a sample of 693 events studied, 47% showed first ex-dividend day stock price higher than in the previous day. These findings were against theoretical predictions and investors’ attitudes may be considered irrational because they were paying more for ex-divid ...
This work tests the dividend clientele effect in the Brazilian stock market between 1989 and 1993, a period during which there were no dividends taxes and capital gains taxes varied between zero and 25% according to shareholders group. From a sample of 693 events studied, 47% showed first ex-dividend day stock price higher than in the previous day. These findings were against theoretical predictions and investors’ attitudes may be considered irrational because they were paying more for ex-dividend shares than for cum-dividend ones. Sample segmentation by year showed no difference. Financial institutions and first group stock yield had lower abnormal returns than others. Positive abnormal returns of 1,4% in the first ex-dividend day was found, 0,1% significant. Five days abnormal returns following last cum-dividends day study showed that stock prices increased and returned to the original price few days later. ...
Contido em
Revista brasileira de finanças, Rio de Janeiro. Vol. 1, n. 2 (dez. 2003), p. 217-242
Origem
Nacional
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