Os conteúdos de ensino na prática pedagógica dos estágios : a perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A Educação Física, como qualquer outro componente curricular da educação básica, possui conteúdos específicos da sua área, que colaboram para a formação integral do indivíduo. Esses conteúdos podem ser divididos em três dimensões do conhecimento propostos por Coll (1998). São eles os conteúdos conceituais que envolvem o saber sobre determinados fatos e conceitos, os conteúdos procedimentais relacionados ao saber fazer e os conteúdos atitudinais relativos às atitudes, normas e valores. Nem sempr ...
A Educação Física, como qualquer outro componente curricular da educação básica, possui conteúdos específicos da sua área, que colaboram para a formação integral do indivíduo. Esses conteúdos podem ser divididos em três dimensões do conhecimento propostos por Coll (1998). São eles os conteúdos conceituais que envolvem o saber sobre determinados fatos e conceitos, os conteúdos procedimentais relacionados ao saber fazer e os conteúdos atitudinais relativos às atitudes, normas e valores. Nem sempre esses tipos de conteúdos estão presentes nas aulas de Educação Física, que historicamente é marcada por uma hegemonia dos conteúdos procedimentais abrangendo apenas o saber fazer prático em suas aulas. Por ser o estágio o momento de interação da formação inicial com a realidade social e escolar, no qual se desenvolve as práticas educativas, o objetivo desse estudo foi analisar como os conteúdos de ensino são percebidos e utilizados pelos estudantes estagiários nas suas experiências dos estágios de docência. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas, realizado com alunos(as) matriculados(as) no curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS que já concluíram os três estágios de docência obrigatórios. Os resultados nos mostraram que ainda que os estudantes tenham mostrado entendimento sobre os conceitos dos tipos de conteúdos de ensino, eles demostraram certa fragilidade nas respostas que confirmam certo obstáculo para a utilização desses de maneira crítica, reflexiva, autônoma e criativa. Esses conteúdos ainda são tratados pelos cursos de formação de maneira muito teórica de modo que pouco se ensina sobre como podem ser aplicados na prática pedagógica dos estudantes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License