Política de relacionamento do CRCRS com acadêmicos : uma análise da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) é um órgão fundamental para classe contábil, desse modo, é importante que o aluno conheça o CRCRS para poder desfrutar, ainda na sua vida acadêmica, os benefícios que o Conselho oferece aos profissionais e estudantes de contabilidade. Assim, o objetivo deste estudo é identificar a percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em relação ao Conselho Regional de Contabil ...
O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) é um órgão fundamental para classe contábil, desse modo, é importante que o aluno conheça o CRCRS para poder desfrutar, ainda na sua vida acadêmica, os benefícios que o Conselho oferece aos profissionais e estudantes de contabilidade. Assim, o objetivo deste estudo é identificar a percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em relação ao Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS). Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo, com características qualitativas e quantitativas, sob a forma de levantamento, através da aplicação de um questionário aos discentes do curso de Ciências Contábeis, matriculados no segundo semestre de 2015, que totalizou 281 respondentes, aproximadamente 33% da população. O perfil dos discentes indicou que a maioria possui idade entre 21 a 25 anos e que 52,31% são do gênero feminino, 47,33% são do gênero masculino e 0,36% consideram-se de outro gênero. 79% exercem atividade remunerada. No que tange a percepção dos discentes sobre o CRCRS, 61,43% conheceu o Conselho através do professor e 63% já participou/utilizou algumas das atividades oferecidas pelo CRCRS. A maioria atribuiu grau 3 de relevância para as questões referentes a: Participação do CRCRS com os estudantes; Participação do CRCRS na UFRGS; também, a maioria atribuiu grau 1 de relevância para seu nível de conhecimento em relação ao Conselho. Pode se inferir com esses resultados que a metade dos discentes tem conhecimento sobre o CRCRS, mas ainda é preciso uma maior divulgação entre os acadêmicos. ...
Abstract
The Regional Accounting Council of Rio Grande do Sul (Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul - CRCRS) is an essential organization for the accountant class, thus, it is important that the student knows the CRCRS to enjoy, even in his/her academic life, the benefits that the Council offers to the accounting professionals and students. In this manner, this study aims to identify the perception of the undergraduate students of the Accounting Course of the Federal University of Rio ...
The Regional Accounting Council of Rio Grande do Sul (Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul - CRCRS) is an essential organization for the accountant class, thus, it is important that the student knows the CRCRS to enjoy, even in his/her academic life, the benefits that the Council offers to the accounting professionals and students. In this manner, this study aims to identify the perception of the undergraduate students of the Accounting Course of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) about the Regional Accounting Council of Rio Grande do Sul (CRCRS). Therefore, was developed a descriptive study, with both qualitative and quantitative characteristics, in the form of survey, by applying a questionnaire to the students of Accounting Course enrolled in the second semester of the year of 2015, totalizing 281 responses, approximately 33% of the population. The profile of the students indicated that the most of them are in the age between 21-25 and 52,31% are female, 47,33% are male and 0,36% consider themselves as another gender. 79% are in paid employment. Regarding the perception of the students about CRCRS, 61,43% had information about the Council through the teacher, 63% have already participated/used some of the activities offered by CRCRS. Most gave grade 3 of relevance to the issues related to: CRCRS participation with students; CRCRS participation at UFRGS; also most gave grade 1 of relevance to their level of knowledge about CRCRS. From these results it can be concluded that half of students know CRCRS, but it still needs a greater dissemination among the undergraduate students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Coleções
-
TCC Ciências Contábeis (869)
Este item está licenciado na Creative Commons License