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dc.contributor.advisorBittencourt, Gilda Neves da Silvapt_BR
dc.contributor.authorCastro, Marta Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-20T02:35:22Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195977pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho faz um estudo histórico da fábula, enquanto gênero literário, a partir de sua origem na Grécia antiga e se concentra em dois autores: Esopo e La Fontaine. As definições comuns de fábula associam-na aos gêneros pedagógicos ou moralizantes. Através da pesquisa, identificam-se elementos que permitem relacionar a fábula à literatura camavalizada, com base em Bahktin, istoé , em uma esfera de interpretação relativizada que permite outras leituras que não apenas as de cunho pedagógico ou moralizante. Essa carnavalização manifesta-se na fábula de diferentes maneiras. Na sua origem, a fábula está ligada a um dos momentos mais marcantes do pensamento grego que é a passagem do mythos ao logos, iniciada pelos filósofos pré-socráticos, os primeiros a tentarem substituir a explicação mítica pela explicação racional do kosmos. Na fábula grega, mythos e logos são utilizados indistintamente, conforme o uso comum desses termos na época. Só com a filosofia posterior a Sócrates, os termos passam a ter sentidos diferentes. A fábula, no seculo XVII, jáé de dominio público e La Fontaine baseia-se no conhecimento dos seus leitores para empreender mudanças ao genero. Nos seis primeiros livros, La Fontaine mantem-se muito próximo aos textos de Esopo, porém, nos seis últimos livros, empenha-se para dar um novo sentido a sua obra. Com base nas premissas do logos, repensa sua obra e a tradição da fábula, inserindo novas caracteristicas no gênero, principalmente, na esfera do narrador. A fábula passa, então, por alterações estruturais que podem ser observadas em autores posteriores a La Fontaine.pt
dc.description.abstractThis paper aims at making a historical study of the fable as a literary genre, since its origin in ancient Greece. lt concentrates in two authors: Aesopo and La Fontaine. The fable' s common definition assoei ates it to pedagogical or moralizing genres. Through research, we can identify elements that allow us to relate the fable to camavalized literature, based in Bakhtin, that is, in an interpretation sphere that allows other readings besides the ones with the pedagogical or moralizing view. This camavalization presents itself in the fable in different ways. In its origin, the fable was related to one of the most important moments of the Greek thought, which is the passing from mythos to Jogos. This change started with the pre-Socratic philosophers, the first who tried to substituta the mythical explanation for the kosmos rational explanation. In the Greek fable mythos and Jogos are used indistinctly, according to the common use of these words in that period. Only after Socrates the words started to have different meanings. In the 17th century, the fable was already a public property, and La Fontaine based upon his readers knowledge to make changes in the genre. In his first six books, La Fontaine was still very near from Aesopo's texts, but in his last six. books he tried to give a new meaning to his work. Based on fogos premises, La Fontaine rethinks his work and the fable tradition, introducing new characteristics in the genre, mainly in the narrator sphere. The fable passes through structural changes that can be observed in authors who wrote after La Fontaine.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFábula : Históriapt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectLa Fontaine, Jean de, 1621-1695 : Fábula : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectEsopo. Fábulas : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleA fábula : tradição e mudançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000401897pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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