Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKneipp, Carolina Goulartpt_BR
dc.contributor.authorMossi, Cristian Polettipt_BR
dc.date.accessioned2019-06-18T02:34:39Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1983-7348pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195871pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo resulta de uma investigação a nível de Iniciação Científica (da autora deste texto e orientada pelo seu co-autor), a qual estabelece suas ações dentro de um projeto de pesquisa mais amplo que tem como desafio propor possíveis articulações entre o conceito de 'criação' (DELEUZE, 1999) e a noção de 'docência'. Assim, considerando a docência não como mera reprodutora de saberes, mas como campo de atuação que envolve, antes de tudo, criação, o texto expõe o recorte de um momento de formação em um curso de licenciatura em artes visuais. Optou-se por destacar a proposta operada na pesquisa aqui abordada, de produzir um inventário de ideias com a principal motivação de, a partir de fragmentos que convidam ao pensamento, experimentar brechas inventivas, isto é, possíveis linhas de fuga dentro do modelo formativo tradicional onde a criação possa aparecer como potência no ensaio (LARROSA, 2004, 2016) de docências singulares.pt
dc.description.abstractThis article results from an investigation at the level of Scientific Initiation (by the author of this text, advised by the co-author), which establishes its actions within a broader research project whose challenge is to propose possible articulations between the concept of 'creation' (DELEUZE, 1999) and the notion of 'teaching'. Thus, considering teaching not as a mere reproducer of knowledge, but as a field of action that involves, above all, creation, the text exposes the cut of a moment of formation in a graduation course in visual arts. It was decided to highlight the proposal carried out in the research here, to produce an inventory of ideas with the main motivation of experimenting with inventive gaps from fragments that invite thought, that is, possible escape lines within the traditional formative model where creation can appear as power in rehearsal (LARROSA, 2004, 2016) of singular teaching processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista digital do LAV. Santa Maria, UFSM, 2009. Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2019), p. 4-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCreationen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectInitial formationen
dc.subjectInventory of ideasen
dc.subjectInventive gapsen
dc.titleEntre o estranhamento e a espreita : um inventário de ideias para ensaiar criação em educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001094598pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples