Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTebaldi, Lisiane Rossattopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Vanessa Rosa dapt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.date.accessioned2019-06-13T02:30:51Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2525-7870pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195733pt_BR
dc.description.abstractO trabalho, a partir do campo dos Estudos da Infância, tem como objetivo discutir os aspectos éticos e metodológicos implicados nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial na Educação Infantil. Metodologicamente, apresenta um mapeamento realizado no site da Biblioteca Digital de Teses de Dissertações (BDTD) a respeito das estratégias de produção de dados presentes em investigações defendidas no período de 2008 a 2018 e seus correlatos cuidados éticos no fazer investigativo. Com base nas análises, o artigo discute as especificidades das investigações com crianças e define, então, três unidades de análise: 1) especificidades da pesquisa com crianças; 2) estratégias de produção de dados presentes nas pesquisas: bricolagens metodológicas; 3) a ética na pesquisa. Com o trabalho, é possível inferir sobre a complexidade das investigações com crianças e, sobretudo, sobre a importância de que sejam conhecidos os modos como as crianças pensam sobre os assuntos que lhes dizem respeito, tendo em vista a qualificação das práticas pedagógicas e a promoção de espaços de maior participação e protagonismo dos pequenos na Educação Infantil.pt
dc.description.abstractEl trabajo, a partir del campo de los Estudios de la Infancia, tiene como objetivo discutir los aspectos éticos y metodológicos implicados en las investigaciones sobre letramento e identidad étnica-racial en la Educación Infantil. Metodológicamente, se presenta un mapeo realizado en el sitio de la Biblioteca Digital de Tesis e Disertaciones (BDTD) acerca de las estrategias de producción de datos presentes en investigaciones defendidas en el período de 2008 a 2018 y sus correlatos cuidados éticos presentes en el hacer investigativo. A partir de los análisis, se presenta una discusión acerca de las especificidades de las investigaciones con niños. De este modo, se definen tres unidades de análisis: 1) especificidades de la investigación con niños; 2) estrategias de producción de datos presentes en las encuestas: bricolajes metodológicas; 3) la ética en la investigación. A partir del trabajo, es posible inferir sobre la complejidad de las investigaciones con niños y sobre todo, acerca de la importancia de que se conozcan los modos en que los niños piensan sobre los asuntos que les conciernen, teniendo en cuenta la calificación de las prácticas pedagógicas y la promoción de espacios de mayor participación y protagonismo de los pequeños en la Educación Infantil.es
dc.description.abstractThis paper, stemming from the field of Childhood Studies, aims to discuss the ethical and methodological aspects involved in researching on literacy and ethnic-racial identity in Early Childhood Education. Methodologically, a mapping carried out on the site of the Digital Library of Theses of Dissertations (BDTD) is presented regarding the data production strategies present in investigations defended in the period from 2008 to 2018, and their related ethical considerations care present in the investigative process. From the analysis, a discussion is presented about the specificities of the investigations with children. Thus, three units of analysis are defined: 1) specificities of the research with children; 2) data production strategies present in the research: methodological bricolages; 3) ethics in research. From the work, it is possible to make inferences about the complexity of the investigations with children and, above all, about the importance of getting to know the ways in which children think about the subjects that concern them, with a view to the qualification of the pedagogical practices and the promotion of spaces of greater participation, and protagonism of the small ones in the Early Childhood Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRELACult : Revista latino-americana de estudos em cultura e sociedade. Jaguarão, RS. Vol. 5, nesp (abr. 2019), p. [1-15]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectEducación infantiles
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEstrategias ético-metodológicases
dc.subjectIdentidad étnico-raciales
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.subjectAlfabetizaciónes
dc.subjectInvestigaciones con niñoses
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEthical-methodological strategiesen
dc.subjectEthnic-racial identityen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectResearch with childrenen
dc.titlePesquisas com crianças na educação infantil : aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racialpt_BR
dc.title.alternativeInvestigaciones con niños en la educación infantil : aspectos éticos y metodológicos en las investigaciones sobre letra y identidade étnico-raciales
dc.title.alternativeResearch with children in early childhood education : ethical and methodological aspects in the research of literacy and ethnic-racial identityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001093551pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples