Estratégias de regulação da vida escolar contemporânea : uma análise do 8. Prêmio Professores do Brasil
dc.contributor.author | Traversini, Clarice Salete | pt_BR |
dc.contributor.author | Fabris, Eli Terezinha Henn | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-08T02:34:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-5473 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/195623 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto objetiva analisar algumas estratégias de regulação da vida escolar contemporânea em curso no estágio da governamentalidade neoliberal no Brasil por meio de autores como Foucault (2008), Veiga-Neto e Saraiva (2011) e Young (2011) e pesquisadores da formação de professores e docência contemporânea como Nóvoa (2009, 2012) e Silva (2014). A publicação 8º Prêmio Professores do Brasil, edição 2014, com 39 professores premiados, e a síntese dos projetos vencedores foram selecionadas para análise. Questiona-se: quais estratégias de regulação da vida escolar contemporânea estão presentes no conjunto de projetos deste 8º certame da premiação? Identificaram-se duas estratégias de regulação da vida escolar contemporânea: uma denominada de pedagogia das proteções, conforme Silva (2014), na qual os conhecimentos relacionados com questões sociais adquirem centralidade; a outra diz respeito à ênfase na educação integral, cuja operacionalização ocorre por meio da ampliação da jornada escolar, uma condição para que o aluno seja levado a intervir no social precocemente. As autoras propõem, com base em Nóvoa (2013), o recentramento das funções da escola, considerando a apropriação do conhecimento escolar como central à escola. É necessária uma articulação intersetorial para que projeto político-pedagógico e ações cotidianas das escolas sejam planejados junto às demais agências sociais que assessoram a comunidade. Com isso, os setores parceiros assumem as funções de proteção, e a escola e a docência têm condições de centrar-se na sua especificidade, que é ensinar e educar no sentido pleno de formação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis, SC. Vol. 34, n. 3 (set./dez. 2016), p. 792-813 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Estratégias de regulação da vida escolar contemporânea : uma análise do 8. Prêmio Professores do Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001017531 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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