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dc.contributor.authorTraversini, Clarice Saletept_BR
dc.contributor.authorFabris, Eli Terezinha Hennpt_BR
dc.date.accessioned2019-06-08T02:34:02Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0102-5473pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195623pt_BR
dc.description.abstractEste texto objetiva analisar algumas estratégias de regulação da vida escolar contemporânea em curso no estágio da governamentalidade neoliberal no Brasil por meio de autores como Foucault (2008), Veiga-Neto e Saraiva (2011) e Young (2011) e pesquisadores da formação de professores e docência contemporânea como Nóvoa (2009, 2012) e Silva (2014). A publicação 8º Prêmio Professores do Brasil, edição 2014, com 39 professores premiados, e a síntese dos projetos vencedores foram selecionadas para análise. Questiona-se: quais estratégias de regulação da vida escolar contemporânea estão presentes no conjunto de projetos deste 8º certame da premiação? Identificaram-se duas estratégias de regulação da vida escolar contemporânea: uma denominada de pedagogia das proteções, conforme Silva (2014), na qual os conhecimentos relacionados com questões sociais adquirem centralidade; a outra diz respeito à ênfase na educação integral, cuja operacionalização ocorre por meio da ampliação da jornada escolar, uma condição para que o aluno seja levado a intervir no social precocemente. As autoras propõem, com base em Nóvoa (2013), o recentramento das funções da escola, considerando a apropriação do conhecimento escolar como central à escola. É necessária uma articulação intersetorial para que projeto político-pedagógico e ações cotidianas das escolas sejam planejados junto às demais agências sociais que assessoram a comunidade. Com isso, os setores parceiros assumem as funções de proteção, e a escola e a docência têm condições de centrar-se na sua especificidade, que é ensinar e educar no sentido pleno de formação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis, SC. Vol. 34, n. 3 (set./dez. 2016), p. 792-813pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleEstratégias de regulação da vida escolar contemporânea : uma análise do 8. Prêmio Professores do Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001017531pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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