Potências e desafios da relação entre cegueira epistemológica e problematização para a pesquisa com a escola
dc.contributor.author | Traversini, Clarice Salete | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, Julia Milani | pt_BR |
dc.contributor.author | Steffen, Konstans Franco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-06T02:35:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1807-2194 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/195588 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo objetiva analisar como o processo de pesquisar com a escola pode potencializar olhares epistemológicos plurais quando construídos no coletivo de professoras-pesquisadoras que atuam na escola e professoras-pesquisadoras atuantes na universidade. Para tanto, foi realizada uma aproximação das noções de cegueira epistemológica e de problematização. Como caminho investigativo, seguiram-se os atinentes à investigação de inspiração etnográfica realizada pelo Grupo de Pesquisa. Os excertos aqui selecionados, de 2017, são oriundos de reuniões com professoras atuantes em uma escola pública do sul do país. Este exercício analítico possibilitou concluir que a aproximação das noções se tornou potente e desafiante para o processo de pesquisar com a escola. Potente ao assumir a pesquisa como um gesto investigativo que pluraliza verdades, e não a aplicação de metodologias que resultam em resposta única. Igualmente potente ao afastar-se do agir cotidiano para pensar práticas de avaliação e (in)disciplina, como ilustrado neste texto, para pensá-las não apenas como temas da escola, mas como problemas, decisões tomadas como efeito das relações de poder imbricadas com determinado caráter político-epistemológico operando na escola. Dar-se conta da parcialidade de nossa visão e problematizar fazeres e saberes cotidianos no processo de pesquisar com é pensar a própria ciência ao discutirem-se, por exemplo, práticas de avaliação e a (in)disciplina na escola. Desafiante ao perceber que pesquisar com, considerando as cegueiras epistemológicas, é compreender que não serão superadas, mas que, ao visibilizá-las, o olhar do pesquisador se torna vigilante às armadilhas das generalizações e verdades absolutas historicamente assépticas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article attempts to analyze how the process of researching with the school can potentiate plural epistemological views when constructed in the collective of school teachers and teachers attached to the university. In order to do so, the notions of epistemological blindness and problematization were approached. As research path, this study follows the perspectives of an research inspired by ethnography. The records selected here, from 2017, come from meetings with public school teachers of south of the country. This analytical exercise made it possible to conclude that the approach of the notions became potent and challenging for the process of researching with the school. Potent, by taking the research as an investigative gesture that pluralizes truths and does not apply methodologies that result in unique response. Equally potent, by stepping aside from everyday action to think of practices of evaluation and (in)discipline, as illustrated in this text, not only as school themes, but as problems, decisions imbricated in power relations with a certain political-epistemological character operating in school. To realize the partiality of our vision and to problematize everyday activities and knowledge in the process of researching is to think about science itself when discussing, for example, evaluation practices and (in)discipline in school. Challenging, when realizing that our epistemological blindness in the process of researching with will not be overcome, but by making them visible the researcher's becomes vigilant to the possible generalizations traps and to the aseptic absolute truths historically constructed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação e cultura contemporânea : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Vol. 15, n. 39 (2018), p. 196-214 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject | Epistemological blindness | en |
dc.subject | Problematization | en |
dc.subject | Research | en |
dc.subject | School | en |
dc.title | Potências e desafios da relação entre cegueira epistemológica e problematização para a pesquisa com a escola | pt_BR |
dc.title.alternative | Potentials and challenges between epistemological blindness and problematization in the research with the school | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092191 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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